EDITORIAL CONTEXTO EDUCAÇÃO 87: Qualidade da Educação Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.1-3Abstract
A Revista Contexto & Educação, no seu número 87 – jan-jun/2012, mantém apreocupação com a pesquisa na área, apresentando ao público um conjunto de artigos
relacionados a qualidade da Educação Brasileira em diversos aspectos desde as políticas
públicas, diversidade cultural e educação básica para crianças, jovens e adultos.
As contribuições apresentadas pelos diversos autores permitem novas reflexões sobre os
avanços na pesquisa educacional, que podem ser percebidos pela leitura dos textos.
Simone de Fátima Flach, no artigo intitulado Contribuições para o Debate sobre a
Qualidade Social da Educação na Realidade Brasileira, chama a atenção para a
relevância da concepção de qualidade na educação, utilizada na elaboração e instituição
de políticas públicas para o setor. Aponta os principais documentos que abordam a
questão, além de propor indicadores que poderão servir de suporte teórico para a
identificação de políticas educativas que utilizam essa concepção no processo de sua
instauração.
Daiani Damm Tonetto Riedner e Jacira Helena do Valle Pereira, no artigo A
Heterogeneidade das Elites Brasileiras e as Estratégias Distintas na Obtenção do
Sucesso Escolar, fazem uma revisão bibliográfica para compreender os diferentes
grupos da elite e as estratégias acionadas pelas famílias, para garantir o sucesso escolar
dos seus filhos. Elas evidenciam as relações necessárias para compreender que há
diferentes grupos de elite, com peculiaridades específicas, que se caracterizam pela
consciência de si e pelo reconhecimento dos outros, na posse do capital cultural, social e
escolar.
No artigo Nas Dobras e Endobras da Diversidade, um Sonho de Inclusão, Roque
Strieder reflete sobre o reconhecimento da diversidade, para realizar o sonho da
inclusão, a partir de concepções como indeterminação, complementaridade, biociências
e biopoder consideradas auxiliares, na criação de uma proposta educacional que amplie
o reconhecimento da diversidade.
Por outro lado, os estudos apontados anteriormente constituem pano de fundo, que
propicia novos entendimentos sobre educação infantil e de jovens e adultos, como
proposto por Mariana Rauter e Leila Maria Ferreira Salles, no artigo Concepções sobre
as Fases da Vida na Comunidade Escolar pelas Vozes da Infância e Adolescência
Contemporânea. O objetivo das autoras foi investigar os sentidos e concepções sobre a
infância e a adolescência que vigoram na sociedade atual, procurando discutir como a
tutela, a autonomia e a independência que crianças e adolescentes desfrutam estão sendo
configuradas.
Já Yuri Vasconcelos da Silva e Angelo Brás Fernandes Callou, no artigo Juventude
Rural e Políticas de Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco,
analisaram as políticas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para a juventude
rural do município de Petrolina, no âmbito das atividades não agrícolas e do
desenvolvimento local.
No artigo Entre Narrativas e Significações: a Educação de Jovens e Adultos sob o
Olhar do Imaginário Social, Monique da Silva; Valeska Fortes de Oliveira e Janine
Bochi do Amaral refletem sobre a superação do analfabetismo de jovens e adultos, a
partir da investigação sobre as significações imaginárias dos alunos frequentadores da
EJA, acerca da escola e conseqüente problematização das mesmas.
Os dois últimos artigos, por sua vez, tratam da educação em ciências, respectivamente,
numa interlocução entre culturas diferentes e elaboração de organizações curriculares
inovadoras em diálogo com as políticas públicas.
Priscila Aizawa propõe, no artigo Educação em Ciências: uma Pesquisa para além das
Fronteiras da Ciência, pensar e problematizar a Educação em Ciências sob o olhar dos
estudos culturais. A pesquisa versou sobre a interlocução entre o Oriente: o Japão, e o
Ocidente: o Brasil, na escola Oshima de São Paulo.
Por fim, Eva Teresinha de Oliveira Boff; Catiusa Kuchak Rosin e José Cláudio Del
Pino, no artigo Situação De Estudo: Aproximações Com As Orientações Curriculares
Nacionais e o Livro Didático identificaram as aproximações da proposta de organização
do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) e os conceitos propostos nos livros didáticos de biologia
e química do ensino médio.
A diversidade de temas abordados constitui um conjunto de possibilidades de pesquisas
educacionais e, portanto, a Contexto & Educação cumpre seu papel essencial ao
divulgar este material. Boa Leitura
Maria Cristina Pansera de Araújo
Editora da Revista Contexto & Educação
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