HISTORY AND CONTEXTUALIZATION IN ESTEREOCHEMICAL EDUCATION: A PROPOSED APPROACH TO HIGH SCHOOL

Authors

  • Daniele Trajano Raupp ULBRA
  • Tania Renata Prochnow ULBRA
  • José Cláudio Del Pino

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.432-455

Keywords:

History of science. Stereochemistry. Contextualization. Conceptual Field Theory.

Abstract

The challenges of teaching stereochemistry have been studied for decades. Problem solving at the three-dimensional level is considered as one of the sources of difficulty. In addition, lacking motivation for learning is a barrier to teaching chemistry. Searching for a teaching strategy and having as input the Theory of Conceptual Fields, which presupposes that a concept becomes significant for the subject from a variety of situations, an exploratory case study was carried out with students of Technical High School in Chemistry. The study reported is a cut from a doctoral research, and exclusively addresses the impact on the level of understanding of the area through the use of a didactic unit using a focus on historical and contextual issues. Using the mixed method and content analysis, it was verified through pre and post tests that the use of didactic unit allowed students to comprehend a variety of situations, increasing their repertoire of knowledge, which makes the concept meaningful and collaborates for the motivation in the classroom. This meaning and motivation can contribute to the field of stereochemistry and to overcome the unique difficulties of the area.

Author Biographies

Daniele Trajano Raupp, ULBRA

Técnica em química pela Fundação Liberato (2000) possui graduação em Química Licenciatura pela ULBRA (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2010) e doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS (2015). Atualmente é pós-doutoranda no PPGECIM da ULBRA. Possui doze anos de experiência em indústrias químicas, nos seguimentos têxtil, alimentos e tintas; atuando em pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade e de processos e planejamento e controle da produção. Docente dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e do curso de pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário Metodista, IPA;integra o grupo que implanta o ensino por competência na instituição. Docente do curso Técnico em química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Atua nas áreas: iniciação científica, ensino de química orgânica e eletroquímica.

Tania Renata Prochnow, ULBRA

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1969), graduação em Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Ciências, ênfase Ecologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências, ênfase Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando nos cursos de Licenciatura em Química, Química Industrial, Engenharia Ambiental e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, e na área ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metais pesados, partículas em suspensão, poluição atmosférica, águas, micro bacias, educação ambiental, ensino de ciências, formação de professores.

José Cláudio Del Pino

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

Published

2020-09-09

How to Cite

Raupp, D. T., Prochnow, T. R., & Del Pino, J. C. (2020). HISTORY AND CONTEXTUALIZATION IN ESTEREOCHEMICAL EDUCATION: A PROPOSED APPROACH TO HIGH SCHOOL. Context and Education Journal, 35(112), 432–455. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.432-455