HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE ESTEREOQUÍMICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.432-455Palabras clave:
História da ciência. Estereoquímica. Contextualização. Teoria dos Campos Conceituais.Resumen
Os desafios do ensino de estereoquímica têm sido objeto de estudo há décadas. A resolução de problemas em nível tridimensional é considerada como umas das fontes de dificuldade. Além disso, a falta de motivação para a aprendizagem é uma barreira para o ensino de química. Buscando uma estratégia de ensino e tendo como aporte a Teoria dos Campos Conceituais, a qual pressupõe que um conceito se torna significativo para o sujeito a partir de uma variedade de situações, realizou-se um estudo de caso exploratório com estudantes de Ensino Médio Técnico em Química. O estudo relatado é um recorte de uma pesquisa de doutorado e aborda, exclusivamente, o impacto no nível de compreensão da área, mediante o uso de uma unidade didática, utilizando um enfoque nas questões históricas e contextuais. Utilizando o método misto e análise de conteúdo, constatou-se, por meio de pré e pós-testes, que o uso de unidade didática possibilitou aos estudantes a compreensão de uma variedade de situações, aumentando seu repertório de conhecimento, o que torna o conceito significativo e colabora para a motivação em sala de aula. Essa significação e motivação podem colaborar para o domínio do campo da estereoquímica e para superação das dificuldades exclusivas da área.
Os desafios do ensino de estereoquímica têm sido objeto de estudo há décadas. A resolução de problemas em nível tridimensional é considerada como umas das fontes de dificuldade. Além disso, a falta de motivação para a aprendizagem é uma barreira para o ensino de química. Buscando uma estratégia de ensino e tendo como aporte a Teoria dos Campos Conceituais, a qual pressupõe que um conceito se torna significativo para o sujeito a partir de uma variedade de situações, realizou-se um estudo de caso exploratório com estudantes de Ensino Médio Técnico em Química. O estudo relatado é um recorte de uma pesquisa de doutorado e aborda, exclusivamente, o impacto no nível de compreensão da área, mediante o uso de uma unidade didática, utilizando um enfoque nas questões históricas e contextuais. Utilizando o método misto e análise de conteúdo, constatou-se, por meio de pré e pós-testes, que o uso de unidade didática possibilitou aos estudantes a compreensão de uma variedade de situações, aumentando seu repertório de conhecimento, o que torna o conceito significativo e colabora para a motivação em sala de aula. Essa significação e motivação podem colaborar para o domínio do campo da estereoquímica e para superação das dificuldades exclusivas da área.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).