ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A REMUNERAÇÃO DO TRABALHO E O NÍVEL DE INSTRUÇÃO: UMA ABORDAGEM ESTATÍSTICA.
ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN WORK REMUNERATION AND LEVEL OF EDUCATION: A STATISTICAL APPROACH
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10317Palabras clave:
Nível de instrução, Remuneração, Regressão linearResumen
Há uma concordância geral indicativa de que o nível de escolaridade é o principal fator que determina as discrepâncias de renda salarial entre indivíduos. Entretanto, não há um consenso a respeito do poder explicativo dos diferentes níveis de escolaridade e seu impacto no salário de um indivíduo. Desse modo, objetiva-se verificar se o poder explicativo da variável grau de instrução sobre a remuneração sofre acréscimo na proporção em que se aumentam os anos de estudo, indicando, portanto, alguns níveis onde outras variáveis influenciariam mais a remuneração do que o nível de escolaridade. Os resultados sugeriram que para os grupos de menor escolaridade o poder explicativo dos anos de estudo sobre a remuneração é estatisticamente significativo, porém é inferior ao poder explicativo sobre o grupo com maior nível de escolaridade, indicando que para os grupos de menor escolaridade existe outros fatores que impactam em maior grau a remuneração do indivíduo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).