ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A REMUNERAÇÃO DO TRABALHO E O NÍVEL DE INSTRUÇÃO: UMA ABORDAGEM ESTATÍSTICA.

ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN WORK REMUNERATION AND LEVEL OF EDUCATION: A STATISTICAL APPROACH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10317

Palavras-chave:

Nível de instrução, Remuneração, Regressão linear

Resumo

Há uma concordância geral indicativa de que o nível de escolaridade é o principal fator que determina as discrepâncias de renda salarial entre indivíduos. Entretanto, não há um consenso a respeito do poder explicativo dos diferentes níveis de escolaridade e seu impacto no salário de um indivíduo. Desse modo, objetiva-se verificar se o poder explicativo da variável grau de instrução sobre a remuneração sofre acréscimo na proporção em que se aumentam os anos de estudo, indicando, portanto, alguns níveis onde outras variáveis influenciariam mais a remuneração do que o nível de escolaridade. Os resultados sugeriram que para os grupos de menor escolaridade o poder explicativo dos anos de estudo sobre a remuneração é estatisticamente significativo, porém é inferior ao poder explicativo sobre o grupo com maior nível de escolaridade, indicando que para os grupos de menor escolaridade existe outros fatores que impactam em maior grau a remuneração do indivíduo.

Biografia do Autor

Edson Vinicius Pontes Bastos, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Engenheiro de Produção, atualmente Doutorando em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado acadêmico em Contabilidade pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação de Bacharel em Ciências Navais, cursada na Instituição de ensino superior da Marinha do Brasil - Escola de Formação de Oficiais Da Marinha Mercante- EFOMM/CIAGA graduação com reconhecimento equivalente ao bacharelado em Administração, regulados pela Resolução Normativa (RN) Nº 547, do Conselho Federal de Administração. Além disso possui graduação de Bacharel em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Pós-graduado em Gestão da Qualidade (QSMS) e em Engenharia de Segurança. Principais linhas de pesquisa: Mercado financeiro, Contabilidade e Finanças Corporativas, além de outros temas em Engenharia de produção com aplicação de Pesquisa Operacional e Métodos estatísticos.

Márcia da Silva Carvalho, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Professor adjunto

Doutor em Ciências, em Planejamento Energético - Área de Concentração: Planejamento Ambiental, pelo Programa de Pós-graduação da Engenharia - PPE/COPPE/UFRJ, em 2011. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área Contábil atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Pesquisa em Contabilidade, com os seguintes objetivos - realizar pesquisas sobre métodos de ensino que propiciem uma aprendizagem experiencial nas disciplinas que contemplam os conteúdos específicos, relativos à atividade a ser desempenhada pelo futuro profissional e material didático para Contabilidade Inclusiva; e pesquisar sobre os fatores que favorecem ao adoecimento nos programas stricto sensu em contabilidade e áreas correlatas

Marcelo Alvaro Macedo, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Professor adjunto

Possui graduação em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1998), Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (2006) e Pós-Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). Tem atuado na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Desempenho Organizacional, Controladoria e Finanças Corporativas, Teoria da Decisão e Métodos Quantitativos Aplicados. Em 2015 foi eleito Diretor Científico da ANPCONT, atuando nessa função até final de 2016. De set/2016 até junho/2019 foi membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Administração, Ciências Contábeis e Economia (CA-AE), sendo coordenador do referido comitê no período de julho/2018 à junho/2019. Foi bolsista de produtividade PQ-2 no período 2012-2014 e está como bolsista PQ-1D para o período de 2015-2019. Possui diversos artigos publicados em periódicos e anais de eventos científicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Bastos, E. V. P., Carvalho, M. da S., & Macedo, M. A. (2022). ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A REMUNERAÇÃO DO TRABALHO E O NÍVEL DE INSTRUÇÃO: UMA ABORDAGEM ESTATÍSTICA.: ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN WORK REMUNERATION AND LEVEL OF EDUCATION: A STATISTICAL APPROACH. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 226–238. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10317

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho