AMORISMO: A CONSTRUÇÃO DE UM ÍNDICE EMOCIONAL ATRAVÉS DO MAPEAMENTO SOCIOEMOCIONAL
LOVENESS: THE CONSTRUCTION OF AN EMOTIONAL INDEX THROUGH A SOCIOEMOTIONAL MAPPING
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.316-331Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar a importância do diagnóstico socioemocional para compreensão de comportamentos e processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos do ensino fundamental. A construção do índice emocional ocorreu mediante o mapeamento socioemocional obtido por meio de oficinas de afetividade ministradas para 63 alunos de 7°s anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Campo Bom-RS. O índice foi elaborado a partir de uma abordagem quali-quantitativa (mista) de pesquisa, mediante os resultados obtidos nas oficinas aplicadas, considerando a importância da concepção do amorismo para o ensino, através da educação socioemocional no ensino básico. Foram obtidos como resultados do índice emocional: 5 alunos com conceito muito bom, 50 com conceito bom e 8 com conceito ruim. Os dados advindos da aplicação do índice emocional aqui proposto poderão ser úteis para estabelecer um novo olhar aos alunos envolvidos que, por ventura, apresentarem lacunas de cunho social e emocional. Dessa forma, os professores terão acesso aos perfis individuais e poderão potencializar o processo de ensino aprendizagem através de práticas pedagógicas que abordem as competências afetivas e socioemocionais. O índice emocional apresentado neste estudo pode ser replicado a outros contextos e realidades educacionais tornando-se um método de aplicação no ensino.
Palavras-chave: Amorismo. Oficinas de afetividade. Ensino Fundamental. Índice emocional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).