AMORISMO: A CONSTRUÇÃO DE UM ÍNDICE EMOCIONAL ATRAVÉS DO MAPEAMENTO SOCIOEMOCIONAL

LOVENESS: THE CONSTRUCTION OF AN EMOTIONAL INDEX THROUGH A SOCIOEMOTIONAL MAPPING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.316-331

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a importância do diagnóstico socioemocional para compreensão de comportamentos e processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos do ensino fundamental. A construção do índice emocional ocorreu mediante o mapeamento socioemocional obtido por meio de oficinas de afetividade ministradas para 63 alunos de 7°s anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Campo Bom-RS. O índice foi elaborado a partir de uma abordagem quali-quantitativa (mista) de pesquisa, mediante os resultados obtidos nas oficinas aplicadas, considerando a importância da concepção do amorismo para o ensino, através da educação socioemocional no ensino básico. Foram obtidos como resultados do índice emocional: 5 alunos com conceito muito bom, 50 com conceito bom e 8 com conceito ruim. Os dados advindos da aplicação do índice emocional aqui proposto poderão ser úteis para estabelecer um novo olhar aos alunos envolvidos que, por ventura, apresentarem lacunas de cunho social e emocional. Dessa forma, os professores terão acesso aos perfis individuais e poderão potencializar o processo de ensino aprendizagem através de práticas pedagógicas que abordem as competências afetivas e socioemocionais. O índice emocional apresentado neste estudo pode ser replicado a outros contextos e realidades educacionais tornando-se um método de aplicação no ensino.

 

Palavras-chave: Amorismo. Oficinas de afetividade. Ensino Fundamental. Índice emocional.

Biografia do Autor

Cecilia Decarli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, Mestra em Biologia- UNISINOS.  Especialista em Gerenciamento Ambiental- Universiddae Luterana do Brasil- ULBRA, Gestão Pública- Universidade Federal de Santa Maria- UFSM e em Ensino de Filosofia- Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Email: cecilia_decarli@hotmail.com

Cristiano da Cruz Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Especialista em História da África e Afro-brasileira- Faculdade Porto- Alegrense- FAPA e em Ensino da Filosofia- Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Email: dacruzfraga@yahoo.com.br.

Juliano Santos do Carmo, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Doutor em Filosofia- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPEL (Mestrado e Doutorado), coordenador-adjunto do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia (NEPFIL). Email: juliano.ufpel@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Decarli, C., Fraga, C. da C., & Carmo, J. S. do. (2021). AMORISMO: A CONSTRUÇÃO DE UM ÍNDICE EMOCIONAL ATRAVÉS DO MAPEAMENTO SOCIOEMOCIONAL: LOVENESS: THE CONSTRUCTION OF AN EMOTIONAL INDEX THROUGH A SOCIOEMOTIONAL MAPPING. Revista Contexto & Educação, 36(114), 316–331. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.316-331