LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: MOTIVOS PARA SUA PERMANÊNCIA NESSE ESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.26-38Palabras clave:
Motivos de permanência na escola. Alunos do ensino fundamental. Jovens. Modernidade líquida.Resumen
Analisando o contexto da modernidade líquida, é possível observar que a escola vem recebendo um grupo de alunos cada vez mais heterogêneo, caracterizados pelas diversidades sociais, culturais, econômicas, políticas, étnicas e de gênero. É nesse local marcado por diferenças que os jovens passam parte de seu tempo, estabelecem laços afetivos e compartilham experiências, concedendo motivos por permanecerem ali. Considerando que a educação é destacada por muitos jovens como um meio para ultrapassar as fronteiras sociais e econômicas, objetiva-se com esse artigo analisar os motivos, atribuídos por alunos que frequentam o ensino fundamental, para sua permanência na escola. O artigo possui como base empírica uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta dos dados se deu por meio da técnica do Grupo Focal, e na análise utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva. Os dados revelaram que os principais incentivos listados pelos jovens sobre a permanência na escola são os bons professores e os pais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).