Análise retórica do fenômeno das estações do ano em livros didáticos: um estudo comparativo por meio das representações sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12515

Palabras clave:

Astronomia, Concepções Alternativas, Senso Comum

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar se as Representações Sociais a respeito do fenômeno das estações do ano, compartilhadas por estudantes concluintes do Ensino Fundamental, são decorrentes da retórica empregada nos livros didáticos adotados pela instituição de ensino. A investigação foi desenvolvida a partir da exploração de livros didáticos, utilizados pelos sujeitos que compartilham essa representação social, durante seu percurso escolar no Ensino Fundamental. A análise retórica dos livros didáticos apresenta indícios que os argumentos elencados pelos autores não são suficientes para persuadir seus leitores, de modo condizente com as expectativas de aprendizagem das Diretrizes Curriculares da Educação, documento oficial da educação que norteou a elaboração das referidas obras. No entanto, o estudo comparativo apresenta divergência entre as representações sociais compartilhadas por esses estudantes e os conteúdos existentes nos livros didáticos, a respeito do fenômeno astronômico em questão. Tal resultado é condizente com os fundamentos necessários para a construção da aprendizagem, em uma perspectiva construtivista. Afinal, se um material de instrução não proporcionar condições para a associação das novas informações com os conhecimentos idiossincráticos do estudante, não haverá a aprendizagem.

Citas

ALMEIDA JUNIOR, E. R. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. O conhecimento de senso comum e o professor de ciências: reflexões à luz da teoria das representações sociais. In: SHIGUNOV NETO, A. et al. (org.). A Formação de Professores de Física em discussão: passado, presente e perspectivas. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020.

ALMEIDA JUNIOR, E. R. B. Um estudo sobre as representações sociais de alunos concluintes do ensino fundamental sobre as estações do ano. 2020. 94 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.

MARTÍNEZ, M. B. et al. Las analogías como estrategia didáctica en la enseñanza de la físcia y de la química. In: Investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias. Diego Marín DM, 1998. p. 29-35.

BATISTA, M. C., FONTES, A. S., PEREIRA, R. F. Ensino de astronomia: o problema da órbita da Terra. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, v. 21, n. 3, p. 155- 165, 2017.

CANALLE, J. B. G. Explicando astronomia básica com uma bola de isopor. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 16, n. 3, p. 314-331, 1999.

CANALLE, João Batista Garcia. O problema do ensino da órbita da Terra. Física na Escola, v. 4, n. 2, p. 12-16, 2003.

CANIATO, Rodolpho. Com ciência na educação: ideário e prática de uma alternativa brasileira para o ensino da ciência. Papirus Editora, 1987.

CARRILHO, Manuel Maria; SÀÁGUA, João. Epistemologia: posições e críticas. 1991.

CORRÊA, Márcia Lima; MEGGIOLARO, Graciela Paz; REIS, Ana Queli Mafalda. Abordagem do conteúdo de frações a partir do Programa Nacional do Livro Didático. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 6, p. 21-38, 2019.

GERHARDT, T. E.. SILVEIRA, D. T.. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009

GEWANDSZNAJDER, F.. Projeto Teláris: Ciências. Ensino Fundamental, v. 2, n. 2, 2012a.

GEWANDSZNAJDER, F.. Projeto Teláris: Ciências. Ensino Fundamental, v. 2, n. 2, 2012b.

LANGHI, R. Ideias de senso comum em Astronomia. 7º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), 2004.

LANGHI, R; NARDI, R.. Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de Ciências. Cad. Bras. Ens. Fís., v.24, n.1: p.87-111, 2007.

LANGHI, R; NARDI, R.. Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros? RBPEC, n.3, p. 41-59, 2014.

LEACH, J. (2002). Análise retórica. In.: M. Bauer & G. Gaskell (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (pp. 207-226). Petrópolis, RJ: Vozes.

LIMA NETO, G. B. Astronomia de posição. 167 p. Notas de Aula, 2019.

PARANÁ, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Física. 2008.

PERELMAN, C., OLBRECHTS-TYTECA, L.; C., Fábio Olhôa. Tratado da argumentação: a nova retórica. Martins Fontes, 1996.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Martins Fontes, 1998.

VEDOVATE, Fernando Carlo. Projeto Araribá: Geografia. Orgs. Editora Moderna. 3ª Ed.: São Paulo-SP, 6º Ano, 2010.

Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Edson Ribeiro de Britto, Carlos Alberto de Oliveira, & Batista, M. C. (2023). Análise retórica do fenômeno das estações do ano em livros didáticos: um estudo comparativo por meio das representações sociais. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e12515. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12515

Número

Sección

Educação, ambiente e saúde