Análise retórica do fenômeno das estações do ano em livros didáticos: um estudo comparativo por meio das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12515Palavras-chave:
Astronomia, Concepções Alternativas, Senso ComumResumo
O objetivo deste estudo foi investigar se as Representações Sociais a respeito do fenômeno das estações do ano, compartilhadas por estudantes concluintes do Ensino Fundamental, são decorrentes da retórica empregada nos livros didáticos adotados pela instituição de ensino. A investigação foi desenvolvida a partir da exploração de livros didáticos, utilizados pelos sujeitos que compartilham essa representação social, durante seu percurso escolar no Ensino Fundamental. A análise retórica dos livros didáticos apresenta indícios que os argumentos elencados pelos autores não são suficientes para persuadir seus leitores, de modo condizente com as expectativas de aprendizagem das Diretrizes Curriculares da Educação, documento oficial da educação que norteou a elaboração das referidas obras. No entanto, o estudo comparativo apresenta divergência entre as representações sociais compartilhadas por esses estudantes e os conteúdos existentes nos livros didáticos, a respeito do fenômeno astronômico em questão. Tal resultado é condizente com os fundamentos necessários para a construção da aprendizagem, em uma perspectiva construtivista. Afinal, se um material de instrução não proporcionar condições para a associação das novas informações com os conhecimentos idiossincráticos do estudante, não haverá a aprendizagem.
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