As práticas do professor de línguas e o processo de (res)significação do aluno de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12653Palabras clave:
Ensino de Língua Estrangeira, Práticas, Discurso, IdentidadeResumen
O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre as práticas dos professores de Língua Estrangeira (LE) e os processos de (res)significação dos alunos. A fim de alcançar esse objetivo, a pesquisa buscou analisar quais práticas os professores de LE de escolas públicas percebem que adotam e de que forma suas práticas trabalham com a noção de significação pelo discurso em LE. A metodologia dispôs de um questionário com 31 questões de múltipla escolha e 9 questões semiabertas. O questionário contou com a participação de 50 professores de LE de todas as regiões brasileiras. Os resultados apontam para uma forte consciência dos professores sobre a importância da interação na sala de aula de LE. Os dados ainda indicam que os professores proporcionam aos alunos o contato com outros procedimentos de significação e identificação e têm uma clara preocupação com a participação social e formação integral dos alunos. Em conclusão, o diálogo promovido com os professores mostra paralelos com as teorias de ensino-aprendizagem de LE que trabalham o discurso em sala de aula.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).