PAULO FREIRE E O DIÁLOGO: INTERFACES ENTRE A SAÚDE PÚBLICA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12882Palabras clave:
Diálogo. Educação. Saúde. Humanização.Resumen
Este estudo trata de compreender as relações humanas nos processos de acolhimento e atendimento na educação escolar e na saúde pública para analisar as várias interfaces da pessoa humana, considerando-a um ser multidimensional. As relações são estabelecidas por e para humanos, e este aspecto precisa ser levado em conta de modo contextualizado, favorecendo perspectivas de impulso e orientação para a construção de práticas humanizadoras. A abordagem metodológica consiste em um estudo qualitativo e utiliza-se da análise de conteúdo sobre duas obras de Paulo Freire (Pedagogia do oprimido e Educação e mudança), constituindo um corpus de análise organizado segundo as categorias a priori: a educação escolar e a saúde pública. O estudo enfoca os ganhos alcançados por um grupo de balsenses que, por meio de um projeto realizado em uma escola municipal da zona rural, com vistas à preservação do meio ambiente em parceria com profissionais da saúde, trouxe orientações pedagógicas aliadas às atividades de conscientização junto ao atendimento de saúde sobre as dificuldades de lidar com os resíduos produzidos, destacando o diálogo como método e estratégia de melhor convivência e de vida mais saudável. Delineia-se resultados de uma reflexão que, baseada na pedagogia humanizadora, confere dignidade aos sujeitos e favorece a construção de princípios e o cultivo de valores que desencadeiam outras compreensões promotoras de movimentos de superação de modelos desumanizadores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).