PERTURBAÇÕES AUDITIVAS: O CONHECIMENTO COMO CAMINHO PARA A PREVENÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12981

Palabras clave:

Otite Média Serosa; Prevenção; Audição; Terapia da Fala.

Resumen

Introdução: A otite média serosa e a perturbação do processamento auditivo são perturbações de difícil diagnóstico em crianças pequenas, pelo que, iniciativas de prevenção disseminam o conhecimento e a tomada de consciência, permitindo identificar precocemente tais perturbações. Com a colaboração da Universidade do Minho e da Universidade do Algarve promoveu-se um Ciclo de Conferências inserido numa ação de prevenção primária sobre um importante fator de risco para o desenvolvimento da linguagem: a otite média serosa, uma patologia altamente frequente e que acomete sobretudo crianças pequenas e que pode ter impacto na linguagem, bem como, atingir um pilar importante para o desenvolvimento linguístico: o processamento auditivo central. Objetivos: partilhar a experiência deste ciclo e o eventual impacto do conhecimento transmitido aos participantes. Metodologia: utilizou-se um questionário de caracterização sociodemográfica e de percepção/satisfação, com utilização de estatística descritiva para análise dos dados.  Resultados: os dados iniciais demonstram que houve impacto positivo na ampliação dos conhecimentos dos participantes e do reconhecimento dos mesmos da necessidade de mais formações nesta área. Conclusão: há interesse relevante na temática deste ciclo, sendo fundamental continuar-se a investir nestas atividades de prevenção, pelo seu potencial transformador nas práticas profissionais de todos os que lidam diretamente com crianças.

Biografía del autor/a

Ana Catarina Baptista, Universidade do Minho

Universidade do Minho

Graça Simões de Carvalho, Universidade do Minho

Ciencias Biológicas, Educação em Saúde e em Ambiente

Publicado

2022-04-08

Cómo citar

Neves, R. ., Baptista, A. C. ., & Carvalho, G. S. de. (2022). PERTURBAÇÕES AUDITIVAS: O CONHECIMENTO COMO CAMINHO PARA A PREVENÇÃO. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(117), 108–117. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12981