O percurso discursivo da BNC-Formação pelas Instâncias governamentais: A profissionalidade docente em disputa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13730Palabras clave:
Política pública, Formación de profesores, Análisis del discurso, CurriculumResumen
La aprobación de resoluciones separadas para Educación Inicial y Continua fueron el resultado de un proceso discursivo que se dio entre instancias de gobierno y otros actores, sin embargo, las transformaciones ocurridas en los resúmenes de documentos oficiales dan pistas sobre las características de una propuesta de profesionalización docente, discursivamente analizado con aportes teórico-metodológicos de los estudios de Maingueneau, Ball, Laval, Contreras, Tardif y Lessard. La presencia, mantenimiento, supresión (definitiva o temporal) o ausencia de los temas de los títulos de los resúmenes nos dan algunos indicios identificados como: adhesión a los discursos de organismos transnacionales como la OCDE y la Unesco, incorporados por organismos nacionales ( MEC y CNE). También se identificaron: la presencia de la pedagogía de las competencias, que acercan la dinámica escolar a la noción de gestión y al lema de aprendizaje a largo plazo. También es posible identificar fuertes indicios de desregulación y la ausencia total de cualquier mención de las políticas de valoración de docentes o de carrera.
Citas
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6027 – Informação e documentação – Sumário. Rio de Janeiro, 2003.
BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo Sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, 2001.
BALL, Stephen. Educação global SA: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. 23. ed. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2020.
BARRETO, Raquel G. Discursos, tecnologia e educação. Rio de Janeiro: Eduerj, 2009.
BRASIL. Resolução nº 2 de 20 de dezembro de 2019 (CNE/CP). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 fev. 2020a (Seção 1, p. 87). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file
BRASIL. Resolução nº 1 de 27 de outubro de 2020 (CNE/CP). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF: Poder Executivo, 29 out. 2020b (Seção 1, p. 103). Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724
CNE. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. (Atualizada em 18/9/19). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&a lias=124721-texto-referencia-formacao-de-professores&category_slug=setembro2019&Itemid=30192. Acesso em: 28 mar. 2022.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.
DI GIOVANNI, Geraldo. As estruturas elementares das políticas públicas. Caderno de Pesquisa, v. 82, p. 1-32, 2009.
FERRAZ, Roselane D. A BNCC e os desafios aos profissionais da docência: debates necessários. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 7, p. 95-111, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9830. Acesso em: 25 ago. 2022.
FREITAS, Luiz Carlos. D. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, v. 33, p. 379-404, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004
FREITAS, Luiz Carlos. D. Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos reformadores empresariais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 1, p. 48-59, 2014. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.12594
GILL, Rosalind. Análise do discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2015. p. 244-270.
HYPÓLITO, Álvaro Moreira. BNCC, agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/AlvaroHypolito2/publication/335402074_BNCC_Agenda_Globale_FormacaoDocente/links/5d63f574458515d610260f5c/BNCC-Agenda-Global-e-Formacao-Docente.pdf
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: MAINARDES, Jefferson; BALL, Stephen J. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 249-283. V. 1.
MACEDO, E. F. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 39, 2019.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2001.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
MANFRÉ, Ademir Henrique. Base Nacional Comum Curricular e (semi)formação: quais os dilemas da escola atual? Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 111, p. 9-28, 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.9-28
MEC. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=105091-bnc-formacao-deprofessores v0&category_slug=dezembro2018pdf&Itemid=30192
RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. O documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): dez razões para temer e contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-39, 2020. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u139
SIQUEIRA, Rafael Moreira; DE MORADILLO, Edilson Fortuna. As ciências da natureza na BNCC para o Ensino Médio: reflexões a partir da categoria trabalho como princípio organizador do currículo. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 116, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10451
SOUZA, A. M. R. de. Base Nacional Comum para quê/quem?: uma cartografia de conflitos discursivos na produção de um currículo oficial. 2019. 361 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2014.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).