Internacionalização e acolhimento de estudantes no Pré-PEC-G: Desafios para gestão na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15866Palabras clave:
Gestão universitária, internacionalização, Educação superior, Mobilidade estudantilResumen
O objetivo deste artigo é a identificação, descrição e análise da sequência de ações ritualizadas que conforma a organização da gestão do programa Pré-PEC-G da Unifesp, um curso preparatório voltado para o acolhimento e o ensino de português como língua adicional para estudantes do PEC-G. Trata-se uma sistematização de experiência considerando as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão vinculadas a este programa na Unifesp, a partir da escrita de memórias do que foi vivenciado nas suas múltiplas dimensões de implementação, análise documental e bibliográfica. A discussão desenvolve-se de modo a indicar como enfrentar desafios e construir uma gestão democrática plural e crítica na educação superior, caracterizada por: gestão coletivizada e implicada, articulação de redes colaborativas, reflexividade intercultural e interseccional e o que denominamos aqui como amansamento da gestão, a partir de Célia Xakriabá. Os resultados apontam para os desafios da gestão em contextos interculturais e a potencialidade de ações interdisciplinares na construção de políticas de acolhimento e ensino de línguas em projetos de cooperação voltados para estudantes internacionais.
Citas
ANDRADE, Rafaela Ruivo; GALVANI, Débora. Terapia Ocupacional Social, pandemia e interculturalidades: oficinas temáticas no contexto da mobilidade estudantil internacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, [S. l.], v. 31, n. spe, p. e3403, 2023. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO260734031
BARROS, Denise Dias; GHIRARDI, Maria Isabel Garcia; LOPES, Roseli Esquerdo. Terapia ocupacional social. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 95-103, 2002. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v13i3p95-103
BARROS, Denise Dias. Terapia ocupacional social: o caminho se faz ao caminhar. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 90-97, 2004. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i3p90-97
BIZON, Ana Cecília Cossi. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. 2013. 415f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911713 Acesso em: 20 abr. 2023.
BIZON, Ana Cecília Cossi; CAVALCANTI, Marilda do Couto. “Globalização e internacionalização: democracia vertical de um convênio estudantil brasileiro?”. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; CUNHA, Teresa. (orgs.). Actas Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, 2015, p. 459-476. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351055244_Globalizacao_e_internacionalizacao_democracia_vertical_de_um_convenio_estudantil_brasileiro Acesso em: 22 abr. 2023.
BRASIL. Decreto nº 7.948, de 12 de março de 2013. Dispõe sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G. Brasília: Presidência da República, [2013]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7948.htm Acesso em: 20 ago 2023.
BRASIL. Decreto nº 11.923, de 15 de fevereiro de 2024. Dispõe sobre o Programa de Estudantes-Convênio. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.923-de-15-de-fevereiro-de-2024-543197646 Acesso em: 20 ago 2023.
BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Brasília: Presidência da República, [2017]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm. Acesso em: 20 ago. 2023.
BRASIL. Edital nº 13, de 5 de março de 2019. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. CELPE-BRAS 2019. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, Brasília - DF, sexta-feira, 15 de março de 2019. Seção 3, p. 1-6.
BRASIL. Edital nº 49, de 29 de junho de 2020. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. CELPE-BRAS 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, Brasília - DF, sexta-feira, 2 de julho de de 2020. Seção 3, p. 64-71.
BULLA, Gabriela; ANDRIGHETTI, Graziela; SCHLATTER, Margarete. Projetos educacionais no ensino de português como língua adicional: relatos, reflexões e implicações para as práticas de sala de aula. In: BULLA, Gabriela da Silva; UFLACKER, Cristina Marques; SCHLATTER, Margarete (Orgs.). Práticas Pedagógicas e Materiais Didáticos para o ensino de português como língua adicional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019. P. 47-69.
CARVALHO, José Jorge de. Desafios históricos para a interculturalidade. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zCLQU_BIMbU. Acesso em: 20/09/2023.
CRUZ, João Aparecido da. Um exercício autoetnográfico: acolhimento e diálogo com estudantes internacionais no contexto de pandemia de covid 19. 2023. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66614 Acesso em: 20 abr. 2023.
CRUZ, Júnia Moreira da. Ações de acolhimento em cursos de Português para Estrangeiros: Preparatório para o PEC-G e Português como Língua de Acolhimento para imigrantes. 2018. 95f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, 2018.
DANTAS, Sylvia Duarte. Bases Conceituais: Abordagem intercultural em Saúde Mental. In: DANTAS, Sylvia Duarte; SANTANA, Carmen Lúcia Albuquerque de; ZAIA, Marcia. (orgs.). Guia em saúde mental e atenção psicossocial para população migrante e refugiada no Brasil. Brasília, DF : OIM, 2022. p. 35-46. Disponível em: https://brazil.iom.int/sites/g/files/tmzbdl1496/files/documents/Guia_Saude_Mental.pdf Acesso em: 20 ago. 2023.
DE PAULA, Luiz Roberto. O ensino superior indígena como política pública: elementos para a construção de um modelo metodológico de avaliação e comparação de experiências locais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 238, p. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/BVp883pKdq3B6nLkCSkKR8j/?lang=pt# Acesso em: 20 ago. 2023.
DINIZ, Leandro Rodrigues Alves; BIZON, Ana Cecília Cossi. Discursos sobre a Relação Brasil/ África “Lusófona” em Políticas Linguísticas e de Cooperação Educacional. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, n. 36, 2015. Disponível em: http://www.revistalinguas.com/edicao36/artigo6.pdf Acesso em 20 ago. 2023.
DIONÍSIO, Cynthia Israelly Barbalho. O exame Celpe-Bras como mecanismo de política linguística para candidatos ao PEC-G. Fórum Linguístico, Florianópolis v. 19, n. 1, p. 7608-7620, 2022. https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e74816
DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DA UNIÃO (DPGU). Recomendação n. 4523627 - DPGU/SGAI/DPGU/GTMR DPGU, de 24 de junho de 2021. Recomendação para viabilizar a inclusão de alunos participantes de cursos de português Pré-PEC-G no programa, com dispensa, substituição por certificação subsidiária ou prorrogação de exigência do exame Celpe-Bras. Brasília, 24 jun. 2021.
ERASMUS, Zimitri. Race otherwise: Forging a new humanism for South Africa. Wits University Press, 2018.
GALVANI, Debora; CARNEIRO, Alan Silvio Ribeiro; PEREIRA. Gabrielle Christine. Terapia ocupacional social, ensino superior e interculturalidades no contexto do programa de ensino de português como língua adicional – Pré-PEC-G da UNIFESP. In: BORBA, Patricia Leme de Oliveira; LOPES, Roseli Esquerdo. Terapia ocupacional, educação e juventudes. São Carlos, EdUFSCAR, 2022.
GHISO, Alfredo. Sostener una mano o encadenar un alma: Legados de Paulo Freire para la conceptualización de la pedagogía social en América Latina. Revista Contexto & Educação, [S. l.], Ijuí, v. 15, n. 59, p. 31–53, 2013. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.59.31-53
GOERGEN, Pedro. Tecnociência, pensamento e formação na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas e Sorocaba, v. 19, n. 3, p. 561–584, 2014. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300003
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural da amefricanidade. In: RIOS, Flávia e LIMA, Márcia (Org.). Por um feminismo afro-latino-americano. Ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020, p. 127-138.
GUALDA, Ricardo. Circular do Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Português do PEC-G. Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2018.
GUALDA, Ricardo. Living on the edge of African dreams: new identities for African and African diaspora Caribbean students in Brazil. Revista de estudos da linguagem, Belo Horizonte v. 28 n. 1, p. 507-534, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/15656 Acesso 20 ago. 2023.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Brasília: MMA, 2006. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/oscar-jara-para-sistematizar-experic3aancias1.pdf Acesso em: 22 ago. 2023.
KNIGHT, Jane. Internationalization: Elements and Checkpoints. CBIE Research, n. 7, 1994. Canadian Bureau for International Education. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED549823.pdf. Acesso em: 22 set. 2024.
KNIGHT, Jane. Internationalization Remodelled: Definition, Approaches, and Rationales.” Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5–31, 2004 https://doi.org/10.1177/1028315303260832.
KNIGHT, Jane. The Changing Landscape of Higher Education Internationalisation – for Better or Worse?, Perspectives, Policy and Practice in Higher Education, v. 17, n. 3, p. 84–90, 2013 https://doi.org/10.1080/13603108.2012.753957
LEIRO, Augusto Cesar Rios; FANTIN, Mônica; MOROSINI, Marília Costa Internacionalização Intercultural e Redes Colaborativas: entrevista com Marilia Morosini, uma referência da pesquisa em Internacionalização da Educação no Brasil. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 321–331, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19468. Acesso em: 27 set. 2024.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Internacionalização do ensino superior e cooperação educacional: o caso do PEC-G na voz dos estudantes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas e Sorocaba, v. 27, n. 2, p. 305–325, 2022. https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000200006
MACHADO, Lidia Stalberg. Mobilidade estudantil em tempos de pandemia: estudo singular em torno ao pré-PEC-G. 2021. 20 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61529?show=full&locale-attribute=es Acesso em: 20 out. 2023.
MAHER, Terezinha de Jesus Machado. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: KLEIMAN, Angela Bustos; CAVALCANTI, Marilda do Couto. (orgs.). Linguística aplicada: suas faces e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007, p. 255-270.
MARCON, Mônica; ALVES, Tiago. W. Modelos instituidores do ensino superior brasileiro alemão e francês: uma revisão crítica da literatura sob a ótica da empregabilidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas e Sorocaba, v. 27, n. 1, p. 27–48, 2022. https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000100003
MARGINSON, Simon. Limitations of the leading definition of ‘internationalisation’ of higher education: is the idea wrong or is the fault in reality? Globalisation, Societies and Education, p. 1–20, 2023. https://doi.org/10.1080/14767724.2023.2264223
MARTINS, Carlos Benedito. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, São Paulo v. 30, n. 106, p. 15–35, 2009. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100002
MARTINS, Paulo Henrique. As redes sociais, o sistema da dádiva e o paradoxo sociológico. Caderno CRH, Salvador, v.17, n.40, p. 33-48, 2004. https://doi.org/10.9771/ccrh.v17i40.18479
MILLER, Sarah Clark. From Vulnerability to Precariousness: Examining the Moral Foundations of Care Ethics. International Journal of Philosophical Studies, v. 28, n. 5, p. 644-661, 2020. https://doi.org/10.1080/09672559.2020.1804239
OLIVEIRA, Layana Christine de. Políticas linguísticas e políticas do cuidado: o Pré-PEC-G na educação superior brasileira. 252f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69216 Acesso em: 29 set. 2023
PARO, Cesar. A.; VENTURA, Miriam; SILVA, Neide E. K. Paulo Freire e o inédito viável: esperança, utopia e transformação na saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. e0022757, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00227
ROSA, Gabrielle Toledo. Do Benin ao Brasil: desafios migratórios e o impacto da pandemia no cotidiano de estudantes internacionais PEC-G. 2022. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62937 Acesso em: 10 ago. 2023.
STEIN, Sharon; ANDREOTTI, Vanessa; BRUCE, Judy; SUSA, Rene. Towards Different Conversations About the Internationalization of Higher Education. Comparative and International Education / Éducation Comparée et Internationale, v. 45, n. 1, 2016. Disponível em: http://ir.lib.uwo.ca/cie-eci/vol45/iss1/2 Acesso em: 20 set. 2024.
SANTOS, Saulo R. Dos; GALVÃO, Alessandra M.; LEITE, Ângela R. L. As práticas de hospitalidade na Universidade Federal do Maranhão: análise da percepção dos discentes internacionais em relação ao receber bem. Revista Contexto & Educação [S.I], Ijuí, v. 37, n. 116, p. 308–327, 2022. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10601
SOUZA, Claudia Schiedeck Soares de; ABBA, Maria Julieta; STRECK, Danilo Romeu; KNIGHT, Jane Internationalization as a process of change: an interview with jane knight. ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas, v. 22, n. 3, p. 529-537, 2020 https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659365.
TERRIN, Aldo Natale. O Rito - antropologia e fenomenologia da ritualidade. São Paulo: Paulus, 2004
TOSATTI, Natália Moreira. O desempenho de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2021. 260 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/36528 Acesso em: 10 ago. 2023.
XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 14, p. 110-117, 2020. Disponível em: https://piseagrama.org/artigos/amansar-o-giz/ Acesso em: 15 ago. 2023.
WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, v. 5, n. 1, 2019. https://doi.org/10.15210/rfdp.v5i1.15002
YAMANAKA, Juliana Harumi Chinatti. Análise de experiências em português como segunda língua a partir de uma perspectiva interseccional. Domínios de lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 1123-1143, 2018. https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-16
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Contexto & Educación
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).