Microeconomia na Educação Básica: Um tema portador de contextos significativos para explorar conteúdos e competências em situações de ensino
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.23-52Resumen
Atualmente, se intensifica a discussão emtorno da articulação entre competências e conhecimentos na Educação Básica.Este texto discute uma forma de dinamizar tal relação ao se considerar aMicroeconomia como portadora de contextos propícios que permitam significarconhecimentos em sintonia com o desenvolvimento de competências. Tal escolhaderiva do enfoque Microeconômico situar o comportamento dos consumidoresperante as escolhas e restrições oriundas de desejos e necessidades. Taissituações contribuem para a formação do cidadão, oportunizando uma reflexão doconsumo frente a situações financeiras cotidianas. Os temas Microeconômicospermitiram evidenciar modelos que podem prever comportamentos dos consumidores,favorecidos pela expressão de diversas representações matemáticas – aritmética,algébrica e gráfica – o que favorece o aprimoramento de estratégias frente ànecessária articulação envolvendo o par conteúdos e competências na EducaçãoBásica.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).