((CO)EDUCAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDES DE CONVERSAÇÃO

Autores

  • Berenice Vahl Vaniel Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Debora Pereira Laurino FURG
  • Tanise Paula Novello FURG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.134-151

Resumo

Neste artigo analisamos o conversar de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG sobre a produção de material pedagógico digital (PMPD) para o Curso de Licenciatura em Ciências e Matemática a Distância incluindo o estudante como (co)autor. Utilizamos conceitos presentes na Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela para subsidiar as nossas argumentações. A análise aponta para a necessidade de imersão em uma cultura científica que aceite viver em um mundo sem fundações e para o respeito ao tempo cognitivo dos estudantes, e portanto, sua legitimidade. Foi pelo conversar sobre a PMPD que os professores exercitaram o (co)educar, ou seja, o ato de educar o outro e ao mesmo tempo a si próprio em codependência.

Biografia do Autor

Berenice Vahl Vaniel, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências (PPGEC), Universidade Federal do Rio Grande - FURG, email: bvaniel@gmail.com

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Publicado

2013-10-16

Como Citar

Vaniel, B. V., Laurino, D. P., & Novello, T. P. (2013). ((CO)EDUCAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDES DE CONVERSAÇÃO. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(90), 134–151. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.134-151