EDITORIAL - A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E SEUS DESDOBRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.1-3Resumen
Esta edição de Contexto e Educação é composta por dez artigos que se inscrevem em torno do tema A construção do currículo e seus desdobramentos. Nesta temática, as inúmeras abordagens estão representadas pela discussão da identidade e diversidade cultural no currículo, bem como do ensino e sua relação com os temas transversais, sexualidade, cotas, concepções e metodologias. Estes artigos trazem inúmeros questionamentos, que permitem refletir sobre a organização do currículo e a formação docente. O artigo A questão da Identidade e diversidade cultural no currículo escolar, de Celso José Martinazzo, Aline Schmidt, Cristiani Isabel Burg, busca esclarecer a função da escola atual num contexto multicultural, que evite a discriminação e a exclusão escolar e social. O artigo intitulado O ensino de ciências e os temas transversais: sugestões de eixos temáticos para práticas pedagógicas no contexto escolar, escrito por Karoline Goulart Lanes, Dário Vinícius Ceccon Lanes, Edward Frederico Castro Pessano, Vanderlei Folmer, apresenta uma proposta de inserção dos temas Saúde, Meio Ambiente e Orientação Sexual no contexto do trabalho educativo nas escolas. Aponta a importância do papel do professor e da elaboração de propostas metodológicas que permitam ao aluno ampliar o conhecimento mediante uma participação ativa e interativa, buscando melhorar a qualidade do ensino. No artigo Pressupostos para a formação do educador ambiental, Jéssica Nascimento Rodrigues e Mary Rangel discutem a formação do educador reflexivo e as dimensões critica e ambiental dessa formação, visando instigar um debate sobre o tema no contexto atual. Cynthia Borges de Moura, Gabriela Denadai Mantovani, Rosane Meire Munhak Silva e Bruna Tres, no texto Comparação de dúvidas sobre sexualidade entre crianças e adolescentes, apresentam, a partir de uma pesquisa realizada nas escolas públicas de Foz do Iguaçu/PR, as principais preocupações e curiosidades de crianças e adolescentes em torno da sexualidade e enfatizam a relevância de uma educação sexual nas escolas para melhor esclarecimento dessas questões. No texto, Cotas raciais como forma de resistência: um enfoque freiriano, Neiva Afonso Oliveira, Kátia Aparecida Poluca Proença e Josiane Beloni da Cruz abordam a questão, a partir da perspectiva de análise da legislação brasileira e discutem o conceito freiriano de resistência como possibilidade de mudança no cenário educacional brasileiro. Everaldo Costa Santana e Maria Salett Tauk Santos analisam, no artigo Juventude, tecnologias da comunicação e desenvolvimento local em contextos rurais, a recepção das propostas do Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local (Giral), por jovens de contextos rurais do município de Glória do Goitá, no estado de Pernambuco. Trata-se de uma investigação de recepção, na perspectiva dos estudos culturais latino-americanos, envolvendo jovens de contextos populares rurais e o modo pelo qual se apropriam e se deslumbram com as tecnologias de comunicação audiovisual. O artigo Concepções referentes à ciência e aos cientistas entre alunos de anos iniciais e alunos em formação docente, de Andrea Inês Goldschmidt, José Luiz Goldschmidt Júnior e Élgion Lúcio Loreto, apresenta o estudo das concepções atinentes ao que são Ciência e Cientistas entre alunos dos anos iniciais e em formação docente no município de Cachoeira do Sul/RS. Os autores verificaram que a compreensão da maioria dos participantes sobre estas concepções incidem num conjunto de ideias estereotipadas e distorcidas veiculadas pelos meios de comunicação. No artigo A produção de saberes por um grupo de licenciandos em matemática: entendimentos elaborados a partir de um estágio supervisionado de ensino, Viviane Roncaglio e Isabel Koltermann Battisti problematizam e discutem o estágio supervisionado de ensino como instância privilegiada de produção de saberes para a formação do futuro professor. No artigo A formação de professores de educação física: a avaliação das disciplinas teórico-práticas na licenciatura do CEFD/UFSM, de Cassiano Telles, Leonardo Germano Krüger, Marta Nascimento Marques e Hugo Norberto Krug analisam o processo de avaliação das disciplinas teórico-práticas do Curso de Licenciatura em Educação Física a partir de um estudo de caso tendo como participantes os professores da Instituição. Encerra esta edição o artigo de Cleidson Guimarães e Rejane Dorn, intitulado Ensino técnico baseado em problemas: um relato de caso no SENAI de Feira de Santana, que aborda a importância do aluno lidar com situações problemas semelhantes àquelas enfrentadas na vida profissional utilizando uma metodologia alemã, denominada Theoprax, que torna a aprendizagem mais ativa e significativa.
Debater esses temas é o objetivo desta edição.
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