Movimentos Sociais e Novas Abordagens da Educação Popular Urbana
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.85.157-176Resumen
Este trabalho pretende analisar a relação dos movimentos sociais com a educação popular no Brasil urbano-industrial. A partir de uma análise da trajetória dos movimentos sociais e dos seus variados significados, traz uma reflexão sobre os diferentes sujeitos envolvidos nesse processo, bem como o conceito de popular. Em seguida, analisamos a influência neoliberal nos movimentos sociais e na educação popular da década de 90. Por fim, apresenta os pré-vestibulares populares como um movimento social de educação popular.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).