Movimentos Sociais e Novas Abordagens da Educação Popular Urbana

Autores/as

  • Elizabeth Serra Oliveira Doutoranda UERJ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.85.157-176

Resumen

Este trabalho pretende analisar a relação dos movimentos sociais com a educação popular no Brasil urbano-industrial. A partir de uma análise da trajetória dos movimentos sociais e dos seus variados significados, traz uma reflexão sobre os diferentes sujeitos envolvidos nesse processo, bem como o conceito de popular. Em seguida, analisamos a influência neoliberal nos  movimentos  sociais  e  na  educação  popular  da  década  de  90.  Por  fim,  apresenta  os pré-vestibulares populares como um movimento social de educação popular.

Publicado

2012-11-12

Cómo citar

Oliveira, E. S. (2012). Movimentos Sociais e Novas Abordagens da Educação Popular Urbana. Revista Contexto &Amp; Educación, 26(85), 157–176. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.85.157-176