Ensino técnico baseado em problemas: um relato de caso no SENAI de Feira de Santana

Autores/as

  • Cleidson Guimarães
  • Rejane Dorn SENAI

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.215-230

Resumen

Este artigo trata de uma experiência de ensino baseado em problemas como aplicação da metodologia alemã denominada Theoprax. Nela, o estudante do curso técnico é direcionado a resolver um problema (de pequeno porte) da indústria por meio da operacionalização dos conteúdos estudados sob a mediação do docente. Esta estratégia substitui o estágio supervisionado e tem demonstrado a importância do estudante lidar com situações problemas que se assemelham aquelas que ele irá enfrentar em sua vida profissional tornando a aprendizagem mais ativa e significativa. Além disso, o projeto tem se caracterizado como uma importante estratégia de inovação tecnológica e sua inserção na indústria proporcionada pelos estudantes.

Publicado

2015-03-12

Cómo citar

Guimarães, C., & Dorn, R. (2015). Ensino técnico baseado em problemas: um relato de caso no SENAI de Feira de Santana. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(92), 215–230. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.215-230