Ensino técnico baseado em problemas: um relato de caso no SENAI de Feira de Santana
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.215-230Resumo
Este artigo trata de uma experiência de ensino baseado em problemas como aplicação da metodologia alemã denominada Theoprax. Nela, o estudante do curso técnico é direcionado a resolver um problema (de pequeno porte) da indústria por meio da operacionalização dos conteúdos estudados sob a mediação do docente. Esta estratégia substitui o estágio supervisionado e tem demonstrado a importância do estudante lidar com situações problemas que se assemelham aquelas que ele irá enfrentar em sua vida profissional tornando a aprendizagem mais ativa e significativa. Além disso, o projeto tem se caracterizado como uma importante estratégia de inovação tecnológica e sua inserção na indústria proporcionada pelos estudantes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).