A COMPLEXIDADE E A CULTURA ESCOLAR: APROXIMAÇÕES PARA TRATAR O TEMA ENERGIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.300-313Resumen
Resumo
Esse artigo discute aspectos da cultura e complexidade, tomando-as como elementos que podem promover uma reflexão mais crítica acerca do trabalho em sala de aula. Metodologicamente, busca-se identificar a natureza das abordagens do tema energia e complexidade nos artigos acadêmicos da área de ensino de Ciências para então indicar, a partir também dos referenciais teóricos sobre cultura e complexidade, refletir sobre o trabalho escolar. Dos resultados, salienta-se que as publicações sobre energia buscam, seja no contexto da formação de professores ou na ação destes em sala de aula, uma aproximação com temas ambientais, sociais e relacionados a saúde de forma a diminuir a fragmentação que geralmente é encontrada nas disciplinas escolares. Já os trabalhos acadêmicos acerca da complexidade apontam tanto para a uma mudança de paradigma, no sentido de incorporação da perspectiva da complexidade como base do conhecimento e da linguagem escolar quanto a uma perspectiva mais pontual de mudança. Esses apontamentos indicam algumas potencialidades de trabalho em sala de aula que considere uma abordagem cultural e mais complexa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).