GÊNERO E SEXUALIDADES EM FOCO: AS DISCUSSÕES QUE DISCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, REALIZAM EM SUA PRÁTICA DOCENTE

GENDER AND SEXUALITY IN FOCUS: THE DISCUSSIONS THAT STUDENTS OF THE SPECIALIZATION COURSE IN BIOLOGY TEACHING, DISTANCE MODE, CARRY OUT IN THEIR TEACHING PRACTICE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.9688

Palabras clave:

LGBT ; LGBTfobia; Prática Docente.

Resumen

A presente pesquisa tem por objetivo compreender como discentes do curso de especialização em Ensino de Biologia, modalidade a distância, discutem a temática de gênero e sexualidades em sua prática docente. Para tanto, foi realizada a aplicação de questionário via Google Docs a discentes matriculados nos 8 polos que ofertam o referido curso de especialização pelo período de 18 a 25 de maio de 2019. Partimos da premissa de que a escola se constitui enquanto heteronormativa e LGBTfóbica. Além disso, o discurso biológico se configura como um regulador de práticas humanas. Desta forma, docentes da disciplina de biologia possuem um importante papel na desconstrução de práticas com enfoque no determinismo biológico para a compreensão de gênero e sexualidades, bem como no combate a preconceitos e discriminações. Os resultados evidenciam que, em sua maioria, os docentes discutem tranquilamente as temáticas, tornando-se mobilizadores neste processo de abertura para tais abordagens em âmbito educacional, mesmo com a falta de preparo e omissão por parte de outros docentes e da equipe pedagógica. Por fim, a maioria dos participantes concordam com a importância dos temas em âmbito escolar, utilizando das mais variadas metodologias e estratégias para a promoção do respeito e ao enfrentamento da LGBTfobia.

Biografía del autor/a

Adelaine Ellis Carbonar dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Geografia (Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG), Mestra em Gestão do Território (Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEPG - 2015), Licenciada em Ciências Biológicas pela mesma IES (2011). Pesquisadora do Grupo de Estudos Territoriais (GETE/UEPG), trabalha com pesquisas acerca das sexualidades, gênero, LGBTfobia e espaços educacionais

Virginia Iara de Andrade Maistro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1976), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Princesa Isabel (1981), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Atualmente é professor estatutário da Universidade Estadual de Londrina , atuando principalmente nos seguintes temas: educação sexual, educação, sexualidade, formação de professores e escola. Docente da UEL das disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Biológicas e do Estágio Supervisionado Obrigatório e Práticas Pedagógicas: Sexualidade /Saúde do curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura e Bacharelado. Participante da Comissão de Projetos de Extensão da UEL. Docente do curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências Biológicas na disciplina Educação Sexual/ Sexualidade. Colaboradora do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) UEL/Universidade de Coimbra (2013/2015). Coordenadora do subprojeto PETGRADUA SUS do curso de Ciências Biológicas (2016/2018). Participante do Colegiado e do NDE (Núcleo Docente Estruturante da UEL) e COGEPP. Coordenadora da área de ensino e estágio curricular obrigatório.

Publicado

2021-11-22

Cómo citar

Santos, A. E. C. dos, & Maistro, V. I. de A. (2021). GÊNERO E SEXUALIDADES EM FOCO: AS DISCUSSÕES QUE DISCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, REALIZAM EM SUA PRÁTICA DOCENTE: GENDER AND SEXUALITY IN FOCUS: THE DISCUSSIONS THAT STUDENTS OF THE SPECIALIZATION COURSE IN BIOLOGY TEACHING, DISTANCE MODE, CARRY OUT IN THEIR TEACHING PRACTICE. Revista Contexto &Amp; Educación, 36(115), 60–77. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.9688