GÊNERO E SEXUALIDADES EM FOCO: AS DISCUSSÕES QUE DISCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, REALIZAM EM SUA PRÁTICA DOCENTE
GENDER AND SEXUALITY IN FOCUS: THE DISCUSSIONS THAT STUDENTS OF THE SPECIALIZATION COURSE IN BIOLOGY TEACHING, DISTANCE MODE, CARRY OUT IN THEIR TEACHING PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.9688Palavras-chave:
LGBT ; LGBTfobia; Prática Docente.Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo compreender como discentes do curso de especialização em Ensino de Biologia, modalidade a distância, discutem a temática de gênero e sexualidades em sua prática docente. Para tanto, foi realizada a aplicação de questionário via Google Docs a discentes matriculados nos 8 polos que ofertam o referido curso de especialização pelo período de 18 a 25 de maio de 2019. Partimos da premissa de que a escola se constitui enquanto heteronormativa e LGBTfóbica. Além disso, o discurso biológico se configura como um regulador de práticas humanas. Desta forma, docentes da disciplina de biologia possuem um importante papel na desconstrução de práticas com enfoque no determinismo biológico para a compreensão de gênero e sexualidades, bem como no combate a preconceitos e discriminações. Os resultados evidenciam que, em sua maioria, os docentes discutem tranquilamente as temáticas, tornando-se mobilizadores neste processo de abertura para tais abordagens em âmbito educacional, mesmo com a falta de preparo e omissão por parte de outros docentes e da equipe pedagógica. Por fim, a maioria dos participantes concordam com a importância dos temas em âmbito escolar, utilizando das mais variadas metodologias e estratégias para a promoção do respeito e ao enfrentamento da LGBTfobia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).