REDES DE CONVERSAÇÃO: VIRTUALIZAÇÕES E ATUALIZAÇÕES NA TECITURA DO CURRÍCULO DE UM CURSO ONLINE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.4-36Abstract
O artigo trata da investigação sobre o fluxo do linguajear e do emocionar do habitar humano emergente da rede de conversação (RP) que foi se constituindo no conversar sobre um Curso OnLine de Licenciatura de Ciências para elaborar o Projeto Pedagógico e o Currículo do Curso. Para compreender o fenômeno, foi preciso entender o processo de virtualização, ou seja, a emergência das recordações, evocações, imaginações e simulações que o linguajear e o emocionar na RP possibilitavam aos professores, enquanto atualizavam o currículo que estava em constante movimento. Utilizamos como marco teórico os conceitos redes de conversação, linguajear e emocionar cunhados por Humberto Maturana e os conceitos de virtualização e atualização de Pierre Lèvy. Para compreender este processo, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) associada à planilha Excel e posteriormente migramos para o software NVivo7. Da ATD emergiram duas categorias: Fragmentação do conhecimento e isolamento das áreas: uma questão cultural e, Distanciamento da instância formadora e da escola: espaço-tempo na Educação OnLine, quem forma quem? O Currículo passou a ser compreendido como o novo que foi emergindo do turbilhão da trama nas redes, ou seja, das atualizações.
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