A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM DOS ALUNOS DO 6° ANO – FUNDAMENTAL II UM ESTUDO NA ABORDAGEM PIAGETIANA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.120-145Abstract
A construção de conceitos é a base para a compreensão e a construção do conhecimento científico e, entre eles, evidentemente, o geográfico. O presente estudo delimitando-se ao período operatório-concreto, segundo a classificação de Jean Piaget, discute bibliografias que tratam dessas fases no ensino-aprendizagem da criança, utilizando um dos conceitos-chave para a Geografia, a paisagem, para exemplificar a importância de uma boa compreensão de conceitos nessa fase de transição. Tratamos de entender como acontece a construção do conceito paisagem por parte de crianças na fase na qual esta sai do campo da ação e parte para o campo da representação mental. Para isso, analisamos, integradamente à pesquisa bibliográfica, os resultados de uma pesquisa de campo com crianças de 11 anos de um colégio da rede estadual de ensino na cidade de Maringá, Paraná.
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