EDUCAÇÃO EM SAÚDE, MEDIADA POR FILME COMERCIAL, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autori

  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Maria Cristina Pansera de Araújo
  • Graça Simões de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.74-89

Parole chiave:

Ensino de Ciências, Práticas Pedagógicas, Filmes no ensino

Abstract

As mudanças curriculares, a inserção das novas tecnologias, o contexto social e as condições econômicas e políticas da sociedade moderna afetam o processo de formação de professores. Partindo deste entendimento, este trabalho apresenta análises, discussão e significação da Educação em Saúde (ES), na formação inicial e continuada de professores, com uso do filme comercial “Uma Prova de Amor (EUA, 2009)”. A questão orientadora foi: que aprendizagens em educação em saúde são produzidas na discussão de filmes comerciais, em aulas da educação básica ou superior? Vinte e seis professores de Ciências Biológicas, em formação inicial e continuada, com reuniões formativas sistemáticas, participaram de sete sessões fílmicas. Em cada uma delas, o grupo assistia a um filme e discutia as compreensões de saúde e educação em saúde. As sessões foram audiogravadas, transcritas, lidas e identificados os excertos significativos. A Análise Microgenética das transcrições das discussões produzidas mostrou que o debate e as interações no grupo possibilitaram ampliar e ressignificar o entendimento de saúde numa articulação de aspectos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos, sociais, emocionais e ambientais. Além disso, questões como finitude da vida, eutanásia, direito a morte digna e envelhecimento foram contempladas na discussão, ampliando a compreensão da promoção da saúde.

Biografie autore

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutoranda no programa de Pós-Gradução Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Já atuou na educação básica nas disciplinas de Ciências e Biologia. Tutora EaD do curso de Pedagogia da UFPel. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia,experimentação no ensino de ciências.Coordenadora do PIBID Ciências Biológicas

Maria Cristina Pansera de Araújo

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Graça Simões de Carvalho

Professora Catedrática da Universidade do Minho (Uminho), Braga- Portugal.

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Pubblicato

2019-08-30

Come citare

Gonçalves dos Santos, E., de Araújo, M. C. P., & de Carvalho, G. S. (2019). EDUCAÇÃO EM SAÚDE, MEDIADA POR FILME COMERCIAL, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(109), 74–89. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.74-89