ESTADO DA ARTE: A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Lílian Gobbi Dutra Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Ituiutaba; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFGoiano Campus Morrinhos
  • Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Ituiutaba; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFGoiano Campus Morrinhos http://orcid.org/0000-0003-4666-6732
  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFGoiano Campus Morrinhos http://orcid.org/0000-0002-6057-6808

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.29-44

Palavras-chave:

Integração curricular. Ensino médio integrado. Institutos Federais.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo estado da arte, que teve como objetivo buscar teses e dissertações que tratassem da integração curricular nos Institutos Federais (IFs), com foco no ensino médio integrado (EMI). Foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que resultou em treze trabalhos analisados. Paralelamente, elaboramos o perfil desses pesquisadores, através de uma consulta na plataforma Lattes. A pesquisa mostrou que os estudos sobre a integração curricular no âmbito do EMI dos IFs esbarram no distanciamento do que se quer para o EMI daquilo que se faz. É possível notar a inquietação e preocupação com a temática, contudo as investigações não apontam sugestões práticas para a materialização do currículo integrado.

 

Biografia do Autor

Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Ituiutaba; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFGoiano Campus Morrinhos

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Experiência de estágio com adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade, atendidos pelo CREAS do município de Ituiutaba/MG. Conclusão do curso com a pesquisa intitulada: As Medidas Socioeducativas Aplicadas pelo CREAS em Ituiutaba/MG, na Perspectiva da Família e do Adolescente Autor de Ato Infracional. Voluntária desde 2004 em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos do município de Ituiutaba; chefe escoteira/voluntária desde 2004 no Grupo Escoteiro Padre Anchieta; experiência profissional como professora de Informática, oficial judiciária, professora de ensino fundamental e, atualmente, servidora pública no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, atuando na área da educação, setor de atendimento ao educando/psicossocial.

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFGoiano Campus Morrinhos

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, financiado pela Fundação CAPES.

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

Medeiros, L. G. D., Alberto, M. de S. O. P. L., & Santiago, L. A. da S. (2020). ESTADO DA ARTE: A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(112), 29–44. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.29-44

Edição

Seção

Dossiê: Trabalho, Currículo Integrado e Educação