Participação de Professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Formação Continuada sobre a Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11125Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar o processo de formação continuada de docentes de educação básica de um município, fundamentado na Base Nacional Comum Curricular, realizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), analisando o impacto do uso do AVA na construção do conhecimento acerca do tema. Os objetivos específicos foram descrever as etapas do curso, a participação dos professores no curso e as interações no ambiente virtual de aprendizagem, para, a partir dessas análises, tecer reflexões acerca das experiências de aprendizagem dos professores. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva quantitativa e qualitativa, ex post facto, pois as análises foram realizadas mediante os dados gerados pelo sistema (metadados). Nossas conclusões, a partir da análise de conteúdo, sugerem: no que diz respeito à descrição do curso houve prevalência do uso de vídeos e arquivos em PDF; em relação às interações dos professores com o tutor, foram poucas e não tinham caráter mobilizador ou social e se referiram a dúvidas com as ferramentas utilizadas no curso; quanto à participação dos docentes no curso (análise realizada a partir dos dados gerados pelo sistema), ressalta-se a predominância de visualizações e repetições das atividades avaliativas. Embora diversas atividades tenham apresentado múltiplas entradas, o foco na avaliação predominou.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).