A Formação do Professor de Matemática: pesquisa x políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.131-153Resumo
O presente texto traz à cena algumas reflexões sobre a formação de professores de Matemática. A discussão centra-se em três eixos que, no meu entender, devem estar articulados: 1) as pesquisas nacionais sobre formação de professores; 2) ocontexto de reformulação das licenciaturas; 3) a realidade dos cursos de Licenciatura em Matemática, destacando o perfil do licenciado. O propósito é apontar para convergências e divergências quanto a esses três aspectos, destacando a presença
– na educação brasileira – do Banco Mundial que, desconsiderando a realidade brasileira e as pesquisas produzidas, vem interferindo na elaboração das políticas públicas de formação de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).