A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: Integrar Trabalho e Tempo Livre
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2002.65.95-110Resumo
A integração entre trabalho e tempo livre é a proposta do pensamento humanista. O paradigma do trabalho como princípiopedagógico pagava forte tributo à ética da sociedade do trabalho.
Atualmente, a perspectiva da integração do trabalho e do tempo livre torna-se imperativa. A sociedade pós-industrial propõe para a escola o paradigma da totalidade. Educar à filosofia e à técnica, à criatividade e à disciplina, à meditação e à atividade prática é compreender a dialética da inclusão. Volta à cena o marxiano paradigma da onilateralidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).