“Cuidado, não voa tão perto do sol”: considerações para trabalhar projeto de vida com juventudes brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12703

Palavras-chave:

Projeto de vida, subjetividades, juventudes, psicologia educacional

Resumo

O Novo Ensino Médio institui o Projeto de Vida como obrigatório no currículo escolar, através de oficinas ou aulas onde educadores e jovens debatem sobre questões de âmbito profissional, social, físico e emocional a partir da reflexão sobre tomada de decisões e resolução de problemas. Trabalhar Projeto de Vida demanda levar em consideração as noções de possibilidades para cada indivíduo, que é singular e atravessado pelo lugar que ocupa em sociedade, e que deve ser analisado pelo docente em sua prática. A partir do alargamento dos conceitos de adolescência, juventudes e produção de subjetividade, apresenta-se  a prática da Análise do Vocacional, realizada no projeto de extensão “Construindo Um Processo De Escolhas Mesmo Quando ‘escolher’ Não É Um Verbo Disponível”, vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como uma forma responsável de trabalhar Projeto de Vida, considerando necessariamente a pluralidade de possibilidades interseccionais e potências das juventudes, abarcando raça, classe, gênero, sexualidade, territórios, entendendo que toda vida é feita de múltiplos fatores que precisam ser escutadas pela escola contemporânea - e não tentando adequar diversas formas de ser jovem em projetos de vida irreais ou intangíveis para determinadas classes e formas de ser.

Biografia do Autor

Giovanna Pessanha Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Extensionista no projeto de extensão “Construindo um processo de escolhas mesmo quando ‘escolher’ não é um verbo disponível” desde 2019.

Rebeca Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Thiago Colmenero Cunha, Universidade Santa Úrsula

Psicólogo, pedagogo, mestre e doutor em Psicologia. Professor das graduações em Psicologia e em Direito da Universidade Santa Úrsula (USU), campus Botafogo e Colégio. Supervisor de estágio em Esquizoanálise no Serviço de Psicologia Aplicada na mesma instituição. Colaborador na Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra do XVI Plenário do CRP-RJ.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Pessanha Corrêa, G., de Oliveira Euclides, R., & Colmenero Cunha, T. (2022). “Cuidado, não voa tão perto do sol”: considerações para trabalhar projeto de vida com juventudes brasileiras . Revista Contexto & Educação, 37(118), e12703. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12703