O ESTRESSE OCUPACIONAL DOCENTE E SUAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12872Palavras-chave:
Estresse Ocupacional, docentes, educaçãoResumo
Os docentes têm importante essencial dentro do contexto social. A vocação do professor, porém, modifica-se na contemporaneidade, com atribuições exageradas e tarefas não próprias de sua profissão. O presente estudo traz como objetivo conhecer a percepção dos docentes atuantes em escolas públicas e privadas acerca do estresse ocupacional e suas consequências à saúde. A pesquisa apresenta caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. No estudo, participaram dez docentes, de instituições públicas e privadas, de um município do Rio Grande do Sul/Brasil. A seleção foi informal, conforme critérios de inclusão e exclusão, utilizando-se da técnica snowball. A coleta de dados ocorreu no mês de março de 2020. As respostas foram transcritas integralmente e analisadas através da temática de Minayo. Os relatos foram divididos em uma categoria, denominada “O Estresse Ocupacional na Docência”, e em quatro subcategorias: Alto Nível de Desempenho Profissional; Relação Pais-Escola-Alunos; Trabalho entre Docentes; Agravos à Saúde. Com as respostas dos participantes do estudo, evidencia-se a relevância da prevenção dentro do ambiente escolar, como forma redutora dos agravos à saúde. Faz-se necessário, por conseguinte, mais estudos acerca dos aspectos preventivos à saúde do trabalhador docente, focadas em estratégias dentro do ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).