SAÚDE E DROGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CRIANDO UM PROBLEMA NO SUL DA COLÔMBIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12979Palavras-chave:
Educação em Saúde, Estado da Arte, Ensino de Ciências, DrogasResumo
Atualmente, o nível de reconhecimento e percepção que os jovens têm sobre questões de saúde responsáveis é baixo. Por isso, na adolescência, os aspectos relacionados à saúde não são considerados essenciais. Essa concepção na população jovem leva, desde tenra idade, a se expor a riscos e problemas de saúde relacionados ao consumo e ingestão de várias substâncias. Entre essa diversidade de substâncias, existem drogas (depressores, estimulantes e alucinógenos) e alimentos que são ingeridos sem levar em consideração as consequências de seu consumo e às vezes causam danos ao organismo. Assim, a Educação em Saúde é um tema emergente na educação e sua conexão com a sala de aula de ciências contribui significativamente para o desenvolvimento de pensamento crítico e atitudes saudáveis. Desta forma, é apresentado um estudo documental, cujo objetivo é reconhecer as construções teóricas em torno da dimensão dos vícios e da educação científica. Para isso, foram revisadas 23 referências acadêmicas, incluindo teses de graduação e pós-graduação, compiladas em revistas indexadas, bancos de dados e repositórios bibliográficos. A sistematização foi realizada com o Resumo Analítico Educacional - RAE e, a partir disso, foi construída uma matriz de revisão. Entre os achados mais relevantes, destaca-se o agrupamento do material revisado em três categorias discursivas: Droga na Sala de Aula de Ciências Usa de Substâncias Psicoativas e Educação em Saúde - Drogas. Assim, são reconhecidas diretrizes metodológicas voltadas à prevenção do consumo de drogas, ou seja, posições de natureza biológica e clínica. Pelo contrário, os registros que incluem o assunto na sala de aula de maneira formal são poucos, devido a emoções como apatia e desinteresse no corpo docente e à tendência de pensar nos vícios como uma questão de psicologia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).