SITUAÇÃO DE ESTUDO: APROXIMAÇÕES COM AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS E O LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Eva Teresinha de Oliveira Boff UNIJUÍ
  • Catiusa Kuchak Rosin Unijuí
  • José Cláudio Del Pino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.166-185

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE): Conhecendo o Câncer- Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr & Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCN, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente, das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana.

Biografia do Autor

Eva Teresinha de Oliveira Boff, UNIJUÍ

Professora alocada do Departamento de Ciências da Vida-UNIJUÍ, vinculada ao Gipec-Unijuí. Doutora em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-UFRGS.

Catiusa Kuchak Rosin, Unijuí

Bolsista de Iniciação Ciêncifica- CNPq, Curso de Ciências Biológicas

José Cláudio Del Pino, UFRGS

Professor do PPG Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós doutor em Ensino de Química.

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Publicado

2012-10-03

Como Citar

Boff, E. T. de O., Rosin, C. K., & Del Pino, J. C. (2012). SITUAÇÃO DE ESTUDO: APROXIMAÇÕES COM AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS E O LIVRO DIDÁTICO. Revista Contexto &Amp; Educação, 27(87), 166–185. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.166-185