DIREITO À EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Simone Fátima Flach Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.5-27

Resumo

Analisa o processo de implementação do ensino fundamental de 9 anos no município de Ponta Grossa - Paraná, no período de 2001 a 2008, apresentando as principais ações políticas do período e os dados da oferta da educação municipal. Conclui-se que as ações e seus efeitos foram parciais e fragilizados.  A exposição, baseada no materialismo histórico e dialético, oferece subsídios para a tomada de consciência, individual e coletiva, sobre como os direitos do cidadão podem ser violados e como a violação pode ser considerada, ilusoriamente, correta e verdadeira.

Biografia do Autor

Simone Fátima Flach, Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Bacharel em Direito e Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, docente DO Programa de Pós-graduação em Educaçãoda Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado e Educação: Políticas Educacionais e Formação de Professores - GPCATE.

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Publicado

2016-11-04

Como Citar

Flach, S. F. (2016). DIREITO À EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto &Amp; Educação, 31(98), 5–27. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.5-27