EDUCAÇÃO GERONTOLÓGICA E QUALIDADE DE VIDA: Uma Proposta de Prática Interdisciplinar de Promoção à Saúde Por Meio da Interação Dialógica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.245-252Resumen
Objetivo: Verificar a qualidade de vida (QV) de integrantes deum grupo de terceira idade (GTI) antes e após uma intervenção educativa sobre comunicação e QV, num espaço de interação dialógica mediado por uma rádio-poste promovido por uma equipe interdisciplinar. Amostra: Amostra composta por 11 indivíduos mulheres, com média etária de 59 anos. Instrumentos de coleta de dados: Questionário semi-estruturado com questões sobre os aspectos sociodemográficas e da realidade tecnológica de informação
e comunicação, WHOQOL-old e a escala FLANAGAN para avaliação da qualidade de vida. Análise dos dados: Os dados referentes ao questionário sociodemográfico receberam análise qualitativa de conteúdo temática, enquanto, os da QV receberam tratamento estatístico descritivo. Conclusões: Os resultados do WHOQOLold indicaram aumentos no escore geral, e nos domínios “atividades passadas, presentes e futuras”, “participação social”, e, “morte e morrer”. Quanto a FLANAGAN, ocorreram aumentos no escore total, e em quatro domínios, mantendo sem alteração no domínio “relacionamentos com outras pessoas”. A intervenção proposta apresentou tendência de aumento da QV, e se sugere estudos com maior tamanho amostral para valores estatisticamente significativos.
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