EDUCAÇÃO GERONTOLÓGICA E QUALIDADE DE VIDA: Uma Proposta de Prática Interdisciplinar de Promoção à Saúde Por Meio da Interação Dialógica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.245-252Resumo
Objetivo: Verificar a qualidade de vida (QV) de integrantes deum grupo de terceira idade (GTI) antes e após uma intervenção educativa sobre comunicação e QV, num espaço de interação dialógica mediado por uma rádio-poste promovido por uma equipe interdisciplinar. Amostra: Amostra composta por 11 indivíduos mulheres, com média etária de 59 anos. Instrumentos de coleta de dados: Questionário semi-estruturado com questões sobre os aspectos sociodemográficas e da realidade tecnológica de informação
e comunicação, WHOQOL-old e a escala FLANAGAN para avaliação da qualidade de vida. Análise dos dados: Os dados referentes ao questionário sociodemográfico receberam análise qualitativa de conteúdo temática, enquanto, os da QV receberam tratamento estatístico descritivo. Conclusões: Os resultados do WHOQOLold indicaram aumentos no escore geral, e nos domínios “atividades passadas, presentes e futuras”, “participação social”, e, “morte e morrer”. Quanto a FLANAGAN, ocorreram aumentos no escore total, e em quatro domínios, mantendo sem alteração no domínio “relacionamentos com outras pessoas”. A intervenção proposta apresentou tendência de aumento da QV, e se sugere estudos com maior tamanho amostral para valores estatisticamente significativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).