Equidade de Gênero na Formação Docente em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12725Palavras-chave:
educação física; equidade de gênero; formação docente; prática educativa.Resumo
Objetivamos explorar as possibilidades em produzir práticas educativas alinhadas com a equidade de gênero na formação docente em Educação Física, sobretudo nas disciplinas de esportes coletivos. Realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que contou com a participação de 41 estudantes oriundos de 4 disciplinas de esportes coletivos de um curso de Licenciatura em Educação Física. As fontes de pesquisa foram produzidas a partir de grupos focais e entrevistas, ambas gravadas em um dispositivo digital e transcritas na íntegra. Utilizamos o software Nvivo 12 para organizar e categorizar o material para ser analisado e interpretado à luz do referencial teórico. Os resultados mostram diferentes possibilidades para produzir práticas educativas alinhadas à equidade de gênero, recrutando o engajamento da instituição, a reformulação curricular, a didática dos/as docentes formadores/as e a atuação dos/as futuros/as professores/as como dispositivos para elaborar saberes comprometidos com a equidade de gênero nas aulas. Ainda, os/as acadêmicos/as enunciam fragilidades na formação para produzir ações que promovam a equidade de gênero em suas futuras atuações profissionais, cenário que reafirma a necessidade de a formação docente ressignificar suas práticas educativas, metodologias e saberes de modo a questionar os cânones esportivos e arquitetar uma Educação Física que considere as múltiplas experiências e potencialize as aprendizagens de todos e todas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).