Equidade de Gênero na Formação Docente em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12725

Palavras-chave:

educação física; equidade de gênero; formação docente; prática educativa.

Resumo

Objetivamos explorar as possibilidades em produzir práticas educativas alinhadas com a equidade de gênero na formação docente em Educação Física, sobretudo nas disciplinas de esportes coletivos. Realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que contou com a participação de 41 estudantes oriundos de 4 disciplinas de esportes coletivos de um curso de Licenciatura em Educação Física. As fontes de pesquisa foram produzidas a partir de grupos focais e entrevistas, ambas gravadas em um dispositivo digital e transcritas na íntegra. Utilizamos o software Nvivo 12 para organizar e categorizar o material para ser analisado e interpretado à luz do referencial teórico. Os resultados mostram diferentes possibilidades para produzir práticas educativas alinhadas à equidade de gênero, recrutando o engajamento da instituição, a reformulação curricular, a didática dos/as docentes formadores/as e a atuação dos/as futuros/as professores/as como dispositivos para elaborar saberes comprometidos com a equidade de gênero nas aulas. Ainda, os/as acadêmicos/as enunciam fragilidades na formação para produzir ações que promovam a equidade de gênero em suas futuras atuações profissionais, cenário que reafirma a necessidade de a formação docente ressignificar suas práticas educativas, metodologias e saberes de modo a questionar os cânones esportivos e arquitetar uma Educação Física que considere as múltiplas experiências e potencialize as aprendizagens de todos e todas.

Biografia do Autor

Myllena Camargo de Oliveira, Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen

Professora temporária de Educação Física do Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen(RS). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG). Tem interesse em investigações em torno de corpo, gênero e sexualidade em diálogo com a educação, educação física e esporte.

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora Associada do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG) e orientadora do Mestrado em Educação Física da UFSM.  A partir dos estudos feministas do esporte, dos estudos de gênero e dos estudos culturais investiga temas relacionados aos corpos, gêneros e sexualidades no contexto das práticas corporais e esportivas.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Camargo de Oliveira, M., & Alice Jaeger, A. (2022). Equidade de Gênero na Formação Docente em Educação Física. Revista Contexto & Educação, 37(118), e12725. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12725