Equidade de Gênero na Formação Docente em Educação Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12725

Palabras clave:

educação física; equidade de gênero; formação docente; prática educativa.

Resumen

Objetivamos explorar as possibilidades em produzir práticas educativas alinhadas com a equidade de gênero na formação docente em Educação Física, sobretudo nas disciplinas de esportes coletivos. Realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que contou com a participação de 41 estudantes oriundos de 4 disciplinas de esportes coletivos de um curso de Licenciatura em Educação Física. As fontes de pesquisa foram produzidas a partir de grupos focais e entrevistas, ambas gravadas em um dispositivo digital e transcritas na íntegra. Utilizamos o software Nvivo 12 para organizar e categorizar o material para ser analisado e interpretado à luz do referencial teórico. Os resultados mostram diferentes possibilidades para produzir práticas educativas alinhadas à equidade de gênero, recrutando o engajamento da instituição, a reformulação curricular, a didática dos/as docentes formadores/as e a atuação dos/as futuros/as professores/as como dispositivos para elaborar saberes comprometidos com a equidade de gênero nas aulas. Ainda, os/as acadêmicos/as enunciam fragilidades na formação para produzir ações que promovam a equidade de gênero em suas futuras atuações profissionais, cenário que reafirma a necessidade de a formação docente ressignificar suas práticas educativas, metodologias e saberes de modo a questionar os cânones esportivos e arquitetar uma Educação Física que considere as múltiplas experiências e potencialize as aprendizagens de todos e todas.

Biografía del autor/a

Myllena Camargo de Oliveira, Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen

Professora temporária de Educação Física do Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen(RS). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG). Tem interesse em investigações em torno de corpo, gênero e sexualidade em diálogo com a educação, educação física e esporte.

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora Associada do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG) e orientadora do Mestrado em Educação Física da UFSM.  A partir dos estudos feministas do esporte, dos estudos de gênero e dos estudos culturais investiga temas relacionados aos corpos, gêneros e sexualidades no contexto das práticas corporais e esportivas.

Publicado

2022-07-18

Cómo citar

Camargo de Oliveira, M., & Alice Jaeger, A. (2022). Equidade de Gênero na Formação Docente em Educação Física. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(118), e12725. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12725