DE ALUNO A PROFESSOR – A REALIZAÇÃO DE SONHOS, UM ENCONTRO COM A REALIDADE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.330-345Palavras-chave:
Formação, Estágio, Ensino, Identidade ProfissionalResumo
Resumo
O estágio supervisionado é um momento singular no processo de formação docente, trata-se da fase em que o acadêmico (estagiário) tem a possibilidade do contato com a realidade de sua profissão, por vezes, o primeiro. A prática do estágio supervisionado tem como finalidade proporcionar aos estudantes de graduação, especialmente de licenciatura, a compreensão dos conteúdos estudados, sua aplicabilidade, bem como, a reflexão sobre a função social destes, que busca contribuir na construção da cidadania dos indivíduos. O estagiário deve promover não só a aprendizagem de conceitos basilares das ciências por parte dos alunos em sala de aula, mas também fazer com que relacionem os conteúdos com seus espaços de vivência, formando sujeitos críticos que possam atuar na transformação de sua realidade. Assim, nos dias atuais, tanto os estagiários, quanto os professores, devem estar atentos às transformações do/no espaço e junto delas irem (re)pensando sua prática, isto é, pensar em metodologias que contemplem o público que está sendo atendido e promover meios que o aproxime de seus alunos. Trata-se de compor sua identidade profissional docente, a qual se (re)constrói cotidianamente em um processo contínuo de vivências e mutualidades.
Palavras-chave: Formação. Estágio. Ensino. Identidade Profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.