DE ALUNO A PROFESSOR – A REALIZAÇÃO DE SONHOS, UM ENCONTRO COM A REALIDADE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.330-345Palavras-chave:
Formação, Estágio, Ensino, Identidade ProfissionalResumo
Resumo
O estágio supervisionado é um momento singular no processo de formação docente, trata-se da fase em que o acadêmico (estagiário) tem a possibilidade do contato com a realidade de sua profissão, por vezes, o primeiro. A prática do estágio supervisionado tem como finalidade proporcionar aos estudantes de graduação, especialmente de licenciatura, a compreensão dos conteúdos estudados, sua aplicabilidade, bem como, a reflexão sobre a função social destes, que busca contribuir na construção da cidadania dos indivíduos. O estagiário deve promover não só a aprendizagem de conceitos basilares das ciências por parte dos alunos em sala de aula, mas também fazer com que relacionem os conteúdos com seus espaços de vivência, formando sujeitos críticos que possam atuar na transformação de sua realidade. Assim, nos dias atuais, tanto os estagiários, quanto os professores, devem estar atentos às transformações do/no espaço e junto delas irem (re)pensando sua prática, isto é, pensar em metodologias que contemplem o público que está sendo atendido e promover meios que o aproxime de seus alunos. Trata-se de compor sua identidade profissional docente, a qual se (re)constrói cotidianamente em um processo contínuo de vivências e mutualidades.
Palavras-chave: Formação. Estágio. Ensino. Identidade Profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).