Análise de Erros e Formação de Professores: Sugestões para Ensino e Pesquisa em Cursos de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.95-113Abstract
Neste artigo a análise de erros é apresentada como metodologia de pesquisa e ensino para cursos de formação de professores de Matemática. A partir dos dados obtidos em um projeto de pesquisa desenvolvido com calouros de cursos de Ciências Exatas, são abordadas algumas conceituações teóricas sobre aprendizagem em Álgebra, para fundamentar a utilização dos erros cometidos pelos alunos. Os resultados da investigação também são empregados na proposta de atividades de pesquisa e ensino, especialmente relacionadas com conteúdos de Álgebra esugeridas para cursos de Licenciatura em Matemática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).