As Tecnologias Educacionais na Formação Docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12674

Palabras clave:

Ensino, Pandemia, Novas Tecnologias

Resumen

A vivência da pandemia da Covid-19 incita ações emergenciais e estruturais no contexto da educação. A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no espaço educativo instaura mais uma ferramenta para a mediação do processo de ensino, modifica a arquitetura da aprendizagem e reconfigura, assim, modos de construir o fazer educativo. Dessa forma, o texto em cena se constitui como uma percepção dos estudantes em torno das tecnologias educacionais em sua formação. Como estratégia investigativa foi utilizado um questionário semiestruturado, o qual foi aplicado de forma on-line por intermédio do Google forms e uma roda de conversa. Participaram 24 estudantes de um curso de Licenciatura em Computação de uma universidade pública na cidade de Manaus. Os resultados emergiram a partir da análise de conteúdo, que como uma técnica de análise qualitativa, destacou duas categorias: i) as tecnologias educacionais no processo educacional e ii) a incidência das tecnologias da educação em seu processo formativo. Ressalta-se, por fim, que os desafios dessa conjuntura reverberam a necessidade de reforçar que a formação docente é contínua e, em relação às inovações tecnológicas, exige uma constância diante das inúmeras modificações que forjam esse campo.

Biografía del autor/a

José Cavalcante Lacerda Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Publicado

2022-07-18

Cómo citar

Lauria Noronha, E., & Cavalcante Lacerda Junior, J. (2022). As Tecnologias Educacionais na Formação Docente . Revista Contexto &Amp; Educación, 37(118), e12674. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12674