As Tecnologias Educacionais na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12674Palabras clave:
Ensino, Pandemia, Novas TecnologiasResumen
A vivência da pandemia da Covid-19 incita ações emergenciais e estruturais no contexto da educação. A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no espaço educativo instaura mais uma ferramenta para a mediação do processo de ensino, modifica a arquitetura da aprendizagem e reconfigura, assim, modos de construir o fazer educativo. Dessa forma, o texto em cena se constitui como uma percepção dos estudantes em torno das tecnologias educacionais em sua formação. Como estratégia investigativa foi utilizado um questionário semiestruturado, o qual foi aplicado de forma on-line por intermédio do Google forms e uma roda de conversa. Participaram 24 estudantes de um curso de Licenciatura em Computação de uma universidade pública na cidade de Manaus. Os resultados emergiram a partir da análise de conteúdo, que como uma técnica de análise qualitativa, destacou duas categorias: i) as tecnologias educacionais no processo educacional e ii) a incidência das tecnologias da educação em seu processo formativo. Ressalta-se, por fim, que os desafios dessa conjuntura reverberam a necessidade de reforçar que a formação docente é contínua e, em relação às inovações tecnológicas, exige uma constância diante das inúmeras modificações que forjam esse campo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).