As Tecnologias Educacionais na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12674Palavras-chave:
Ensino, Pandemia, Novas TecnologiasResumo
A vivência da pandemia da Covid-19 incita ações emergenciais e estruturais no contexto da educação. A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no espaço educativo instaura mais uma ferramenta para a mediação do processo de ensino, modifica a arquitetura da aprendizagem e reconfigura, assim, modos de construir o fazer educativo. Dessa forma, o texto em cena se constitui como uma percepção dos estudantes em torno das tecnologias educacionais em sua formação. Como estratégia investigativa foi utilizado um questionário semiestruturado, o qual foi aplicado de forma on-line por intermédio do Google forms e uma roda de conversa. Participaram 24 estudantes de um curso de Licenciatura em Computação de uma universidade pública na cidade de Manaus. Os resultados emergiram a partir da análise de conteúdo, que como uma técnica de análise qualitativa, destacou duas categorias: i) as tecnologias educacionais no processo educacional e ii) a incidência das tecnologias da educação em seu processo formativo. Ressalta-se, por fim, que os desafios dessa conjuntura reverberam a necessidade de reforçar que a formação docente é contínua e, em relação às inovações tecnológicas, exige uma constância diante das inúmeras modificações que forjam esse campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).