DE ALUNO A PROFESSOR – A REALIZAÇÃO DE SONHOS, UM ENCONTRO COM A REALIDADE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.330-345

Palavras-chave:

Formação, Estágio, Ensino, Identidade Profissional

Resumo

Resumo

O estágio supervisionado é um momento singular no processo de formação docente, trata-se da fase em que o acadêmico (estagiário) tem a possibilidade do contato com a realidade de sua profissão, por vezes, o primeiro. A prática do estágio supervisionado tem como finalidade proporcionar aos estudantes de graduação, especialmente de licenciatura, a compreensão dos conteúdos estudados, sua aplicabilidade, bem como, a reflexão sobre a função social destes, que busca contribuir na construção da cidadania dos indivíduos. O estagiário deve promover não só a aprendizagem de conceitos basilares das ciências por parte dos alunos em sala de aula, mas também fazer com que relacionem os conteúdos com seus espaços de vivência, formando sujeitos críticos que possam atuar na transformação de sua realidade. Assim, nos dias atuais, tanto os estagiários, quanto os professores, devem estar atentos às transformações do/no espaço e junto delas irem (re)pensando sua prática, isto é, pensar em metodologias que contemplem o público que está sendo atendido e promover meios que o aproxime de seus alunos. Trata-se de compor sua identidade profissional docente, a qual se (re)constrói cotidianamente em um processo contínuo de vivências e mutualidades. 

Palavras-chave: Formação. Estágio. Ensino. Identidade Profissional.

Biografia do Autor

Rafael Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Acadêmico do curso de Geografia (licenciatura) da Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UEG/CCSEH).

Wânia Chagas Faria Cunha, Universidade Estadual de Goiás

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (PPGeo – IESA/UFG). Docente dos Cursos de Geografia e Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UEG/CCSEH). 

Loçandra Borges de Moraes, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP); Docente e Coordenadora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UEG/CCSEH).

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Santos, R. R. dos, Cunha, W. C. F., & Moraes, L. B. de. (2020). DE ALUNO A PROFESSOR – A REALIZAÇÃO DE SONHOS, UM ENCONTRO COM A REALIDADE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Contexto & Educação, 35(112), 330–345. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.330-345