Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
Open Menu
Revista Contexto & Educação
Sobre a Revista
Submissões
Edição Atual
Edições Anteriores
Equipe Editorial
Notícias
Contato
Cerca
Cerca
Cadastro
Acesso
Cerca
Cerca
Home
/
Archivi
/
V. 37 N. 116 (2022): Práticas educativas e formação docente
V. 37 N. 116 (2022): Práticas educativas e formação docente
Pubblicato:
2022-01-03
PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE: RESSIGNIFICANDO METODOLOGIAS E SABERES
Vantoir Roberto Brancher, Valeska Maria Fortes de Oliveira, Tania Micheline Miorando, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
5-8
PDF (Português (Brasil))
Edição Completa
EDIÇÃO COMPLETA
Maria Cristina Pansera de Araújo
1-519
PDF (Português (Brasil))
Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes
SER PROFESSOR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: SABERES, FAZERES E COMPROMISSOS EM UMA TRÍADE FORMATIVA
BE A TEACHER IN AN INCLUSIVE PERSPECTIVE: KNOWLEDGE, PRACTICES AND COMMITMENTS IN A TRAINING TRIAD
Cláudia Terra do Nascimento Paz, Tasia Fernanda Wisch
9-22
PDF (Português (Brasil))
RESSIGNIFICANDO OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE LETRAS/EAD/UFMS: OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA, AS ESTRATÉGIAS E AS POSSIBILIDADES
REFRAMING THE PRACTICUM IN DISTANCE EDUCATION LANGUAGE AND LITERATURE COURSE FROM UFMS: THE CHALLENGES IMPOSED BY THE PANDEMIC, THE STRATEGIES AND THE POSSIBILITIES
Patrícia Rocha, Daniela Kawamoto Kanashiro, Ana Karla Pereira de Miranda
23-35
PDF (Português (Brasil))
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE SABERES RELACIONADOS À PRÁTICA DOCENTE
INITIATION TO TEACHING: IMPORTANCE OF BUILDING KNOWLEDGE RELATED TO TEACHING PRACTICE
Talita Molina Lopes Tanes, Elias Terra Werner
36-56
PDF (Português (Brasil))
INDAGAÇÃO DIALÓGICA DE GORDON WELLS EM PROCESSOS FORMATIVOS COM PROFESSORES: INTERLOCUÇÕES COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA INTERNACIONAL
GORDON WELLS’ DIALOGICAL INQUIRY IN FORMATIVE PROCESSES WITH TEACHERS: INTERLOCUTIONS WITH THE INTERNATIONAL SCIENTIFIC COMMUNITY
Anahy Arrieche Fazio, Valmir Heckler, Maria do Carmo Galiazzi
57-75
PDF (Português (Brasil))
PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA FREIRIANA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
EDUCATIONAL PRACTICE: TEACHER’S REFLECTION FROM THE FREIREAN PERSPECTIVE IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC
Ana Lúcia de Claro, Lisandra Babireski Barcia da Silva, Evelise Maria Labatut Portilho
76-89
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE EBPT: DESAFIOS A PARTIR DO OLHAR DOS EGRESSOS
INITIAL TEACHER EDUCATION AT AN EBPT INSTITUTION: CHALLENGES FROM THE PERSPECTIVE OF GRADUATES
Danieli Melo Zarzicki, Neiva Maria Frizon Auler
90-110
PDF (Português (Brasil))
AULAS VIRTUALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR: AINDA PRECISAMOS DO CORPO PARA ENSINAR E APRENDER?
VIRTUALIZED CLASSES IN HIGHER EDUCATION: DO WE STILL NEED THE BODY TO TEACH AND LEARN?
Derli Juliano Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Isabel Pavan
111-129
PDF (Português (Brasil))
ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS E DIDÁTICAS DE UMA ASSERÇÃO DE SISTEMATIZAÇÃO VOLTADA AO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS
PROBLEMATED EXPERIMENTAL ACTIVITY (PEA): PEDAGOGICAL AND DIDACTIC DISCUSSIONS OF A SYSTEMATIZATION ASSERTION AIMED AT EXPERIMENTAL TEACHING OF SCIENCES
André Luís Silva da Silva, Paulo Rogério Garcez de Moura, José Cláudio Del Pino
130-144
PDF (Português (Brasil))
POR QUE ENSINO DO JEITO QUE ENSINO? REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA PARA PENSAR A DOCÊNCIA EM QUÍMICA
WHY DO I TEACH THE WAY I DO? A TEACHER REFLECTIONS TO THINK ABOUT CHEMISTRY TEACHING
Joyce Melo Mesquita, France Fraiha-Martins
145-163
PDF (Português (Brasil))
OFICINAS INTERDISCIPLINARES REMOTAS: O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A BUSCA PELA INCLUSÃO
REMOTE INTERDISCIPLINARY WORKSHOPS: TEACHING SCIENCE TO PEOPLE WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER AND THE SEARCH FOR INCLUSION
Gisele Soares Lemos Shaw, Letícia Maria de Oliveira
164-182
PDF (Português (Brasil))
PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INTERCULTURAIS
PROPOSAL FOR THE TRAINING OF INTERCULTURAL TEACHERS
Alicia Rivera Morales
183-197
PDF (Português (Brasil))
INVESTIGACIÓN UNIVERSITARIA Y FORMACIÓN EN POSGRADOS.
UNIVERSITY RESEARCH AND POSTGRADUATE TRAINING
Carlos Moya Ureta
198-212
PDF (Português (Brasil))
Educação, Currículo e Trabalho
SOBRE A GÊNESE DO CONCEITO DE MESTRADO E DOUTORADO NO BRASIL
ABOUT THE GENESIS OF THE CONCEPT FOR MASTER’S DEGREE AND DOCTORATE IN BRAZIL
João Pedro Aparecido Vicente
213-225
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A REMUNERAÇÃO DO TRABALHO E O NÍVEL DE INSTRUÇÃO: UMA ABORDAGEM ESTATÍSTICA.
ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN WORK REMUNERATION AND LEVEL OF EDUCATION: A STATISTICAL APPROACH
Edson Vinicius Pontes Bastos, Márcia da Silva Carvalho, Marcelo Alvaro Macedo
226-238
PDF (Português (Brasil))
A SAGA STAR WARS E A POLÍTICA: DISCUSSÕES E POSSIBILIDADES DE CONCEITOS-IMAGENS DA SAGA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
STAR WARS AND POLITICS: DISCUSSIONS AND POSSIBILITIES OF SAGA CONCEPTS-IMAGES FOR TEACHING PHILOSOPHY
Maria Lionilde Araújo da Silva, Josina Maria Pontes Ribeiro, Ricardo dos Santos Pereira
239-257
PDF (Português (Brasil))
Interculturalidade e Educação
EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A DIVERSIDADE: QUESTÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO
SEXUAL EDUCATION FOR DIVERSITY: GENDER ISSUES AND THE SCHOOL CONTEXT
Rosana Souza de Vargas, Alisson Vercelino Beerbaum, Eva Teresinha de Oliveira Boff
258-275
PDF (Português (Brasil))
TEORIAS CURRICULARES EMPREGADAS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS SOBRE CULTURAS E IDENTIDADES NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO STRICTU SENSU
CURRICULAR THEORIES USED IN EDUCATIONAL RESEARCH ON CULTURES AND IDENTITIES IN THE BRAZILIAN AMAZON REGION: A LOOK AT POSTGRADUATE STUDIES
Genivaldo Frois Scaramuzza, Maria Isabel Alonso Alves, Flávia Lopes de Oliveira
276-292
PDF (Português (Brasil))
MEMÓRIAS DO BRASIL: INVASÃO, TRÁFICO DE NEGROS E VIOLÊNCIA
MEMORIES OF BRAZIL: INVASION, TRAFFICKING IN BLACK AND VIOLENCE
Pedro Henrique Machado, Samara Silva dos Santos
293-307
PDF (Português (Brasil))
AS PRÁTICAS DE HOSPITALIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES INTERNACIONAIS EM RELAÇÃO AO RECEBER BEM
HOSPITALITY PRACTICES AT FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO: ANALYSIS OF INTERNATIONAL STUDENTS PERCEPTION OF WELL RECEIVING
Saulo Ribeiro dos Santos, Alessandra Martins Galvão, Ângela Roberta Lucas Leite
308-327
PDF (Português (Brasil))
Artigos
MATERIALISMO DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEORIA DE HENRI WALLON
DIALETIC MATERIALISM AS A RESEARCH METHOD: A REFLECTION FROM THE THEORY OF HENRI WALLON
Leandro Batista da Silva, Fernando Riegel
328-336
PDF (Português (Brasil))
NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E CHILE
NEOLIBERALISM AND EDUCATION: RAPPROCHEMENT BETWEEN BRAZIL AND CHILE
Rafael Ghidini, Najla Mehanna Mormul
337-353
PDF (Português (Brasil))
SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PRESENÇA DO ESTAGIÁRIO DE PEDAGOGIA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA DA REDE PÚBLICA
SENSE AND MEANING ATTRIBUTED TO PEDAGOGY TRAINEES IN A PUBLIC SCHOOL INCLUSIVE CLASSROOM
Ana Paula Mariano, Angela B. Cavenagh Themudo Lessa, Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira
354-366
PDF (Português (Brasil))
O CONHECIMENTO ESCOLAR EM FOCO: CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA EM DEBATE
SCHOOL KNOWLEDGE IN FOCUS: CURRICULUM AND EPISTEMOLOGIES IN DISCUSSION
Paulo Melgaço da Silva Junior
367-385
PDF (Português (Brasil))
PARTICIPATIVE MANAGEMENT IN PEDAGOGICAL SPACES: AN ANALYSIS OF A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION INSTITUTION IN THE NORTH REGION OF BRAZIL
GESTÃO PARTICIPATIVA EM ESPAÇOS PEDAGÓGICOS: ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO NORTE DO BRASIL
Daniel Nascimento-e-Silva, Maria de Fátima dos Santos Brito, Ronison Oliveira da Silva
386-402
PDF (Português (Brasil))
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E ASPECTOS DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CONCEPTIONS AND ASPECTS ON EVALUATION OF THE LEARNING OF THE UNDERGRADUATES STUDENTS IN BIOLOGY COURSE
Cristiane Furtado, Sandra Maria Wirzbicki
403-420
PDF (Português (Brasil))
AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DO CURRÍCULO
NATURE SCIENCES ON BNCC FOR HIGH SCHOOL: REFLECTIONS FROM THE LABOR AS CURRICULUM ORGANIZING PRINCIPLE CATEGORY
Rafael Moreira Siqueira, Edilson Fortuna de Moradillo
421-441
PDF (Português (Brasil))
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: NOVAS COMPREENSÕES À LUZ DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA
KNOWLEDGE TEACHERS IN THE INITIAL TRAINING OF CHEMISTRY TEACHERS: NEW UNDERSTANDINGS IN THE LIGHT OF DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS
Enio de Lorena Stanzani, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Marinez Meneghello Passos
442-464
PDF (Português (Brasil))
O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA PARA A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE DE RENDA QUANTO AO GÊNERO
THE USE OF COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL AS INSTRUMENT TO REDUCE INCOME INEQUALITY REGARDING TO GENDER
Ângela Aparecida de Almeida, Maycon de Souza Silva Cunha Gregório, Natalia Aparecida Morato Fernandes
465-480
PDF (Português (Brasil))
O INVESTIMENTO NO “POTENCIAL DOS JOVENS” COMO UMA TECNOLOGIA BIOPOLÍTICA: REPENSANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NO CONTEXTO DO “NOVO ENSINO MÉDIO”
THE INVESTMENT IN THE “POTENTIAL OF YOUTH” AS A BIOPOLITICAL TECHNOLOGY: RETHINKING THE YOUTH PROTAGONISM IN THE CONTEXT OF “NEW HIGH SCHOOL”
Marcos Vinicius da Silva Goulart, Clarice Salete Traversini
481-494
PDF (Português (Brasil))
TEATRO E EDUCAÇÃO: (RE)PENSANDO PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
ACTING CLASSES AND EDUCATION: (RE)THINKING PRACTICES AND CONCEPTIONS
Virgílio Coelho de Oliveira Júnior, Frederson Fogaça, Maísa de Lima Lasala
495-519
PDF (Português (Brasil))
Informazioni
per i lettori
Per gli autori
Per i bibliotecari
Sviluppato a cura di
Open Journal Systems
Lingua
Português (Brasil)
Italiano
English
Español (España)