Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Revista Contexto & Educação
Sobre a Revista
Submissões
Edição Atual
Edições Anteriores
Equipe Editorial
Notícias
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 36 Núm. 115 (2021): Formação docente e ensino nas diversas áreas do conhecimento
Vol. 36 Núm. 115 (2021): Formação docente e ensino nas diversas áreas do conhecimento
Publicado:
2021-09-06
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
Maria Cristina Pansera de Araújo
5-9
PDF (Português (Brasil))
Edição Completa
EDIÇÃO COMPLETA
Maria Cristina Pansera de Araújo
1-415
PDF (Português (Brasil))
Interculturalidade e Educação
OS DESAFIOS DA CRIAÇÃO DE COTAS PARA PRETOS, PARDOS E INDÍGENAS (PPI) NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
CREATION CHALLENGES OF A RACIAL QUOTA POLITICS IN BRAZILIAN UNIVERSITIES
Gretha Leite Maia
10-27
PDF (Português (Brasil))
A REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS “SER PROTAGONISTA – GEOGRAFIA – ENSINO MÉDIO” – PNLD 2018
THE REPRESENTATIVITY OF THE BLACK POPULATION IN THE TEACHING BOOK COLLECTION “SER PROTAGONISTA - GEOGRAFIA – ENSINO MÉDIO” - PNLD 2018
Ana Carolina dos Santos Marques, Ricardo Lopes Fonseca
28-43
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES SOBRE A TRAMA GEOGRÁFICA ENTRE ESPAÇO E RELIGIÃO
REFLECTIONS ON THE RELATIONSHIP GEOGRAPHIC BETWEEN SPACE AND RELIGION
Roseane Richele de Medeiros, Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador
44-59
PDF (Português (Brasil))
GÊNERO E SEXUALIDADES EM FOCO: AS DISCUSSÕES QUE DISCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, REALIZAM EM SUA PRÁTICA DOCENTE
GENDER AND SEXUALITY IN FOCUS: THE DISCUSSIONS THAT STUDENTS OF THE SPECIALIZATION COURSE IN BIOLOGY TEACHING, DISTANCE MODE, CARRY OUT IN THEIR TEACHING PRACTICE
Adelaine Ellis Carbonar dos Santos, Virginia Iara de Andrade Maistro
60-77
PDF (Português (Brasil))
A VISÃO DOS PAIS SOBRE A ATUAÇÃO DA ESCOLA EM ASSUNTOS RELATIVOS À SEXUALIDADE
THE PARENTS' VISION ON THE SCHOOL'S ACTIVITIES IN SUBJECTS RELATED TO SEXUALIDADE
Andreia Freitas Zompero, Virginia Iara Andrade Maistro, Maria Conceição Costa Matos
78-95
PDF (Português (Brasil))
Educação, ambiente e saúde
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DE AÇÕES COM ADULTOS A PARTIR DO MARCO DE REFERÊNCIA
FOOD AND NUTRITION EDUCATION: ANALYSIS OF ACTIONS WITH ADULTS BASED ON THE MARCO DE REFERÊNCIA
Lisiane Giusti, Ana Luiza Sander Scarparo, Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz
96-111
PDF (Português (Brasil))
ESTRUTURA DE PLANEJAMENTOS DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO
STRUCTURE OF CLASS PLANNING FOR FUNDAMENTAL TEACHING: ANALYSIS OF DIDACTIC PROPOSALS ABOUT THE CIRCULATORY SYSTEM
Thanara Muraro de Christo, Lenira Maria Nunes Sepel
112-130
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÃO E DIÁLOGO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR
REFLECTION AND DIALOGUE ON SUSTAINABILITY IN PRIMARY AND FURTHER EDUCATION
Ana Carolina Barbosa de Souza, Norma Barbado
131-146
PDF (Português (Brasil))
Artigos
EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCADORES SOCIAIS NAS UNIVERSIDADES: A LUTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
POPULAR EDUCATION AND SOCIAL EDUCATORS IN UNIVERSITIES: FIGHTING SOCIAL MOVEMENTS
Fernanda dos Santos Paulo, Elenita Lopes da Silva, 51996082148
147-160
PDF (Português (Brasil))
REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS DE DOCENTES DO MERCOSUL ACERCA DA TRANSVERSALIDADE
CONCEPTUAL REPRESENTATIONS OF MERCOSUR TEACHERS ABOUT TRANSVERSALITY
Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Vanderlei Folmer, Andréia Caroline Fernandes Salgueiro
161-176
PDF (Português (Brasil))
ISOLAMENTO SOCIAL: PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O DESLOCAMENTO DAS INTERAÇÕES ACADÊMICAS PARA MEIOS DIGITAIS
SOCIAL ISOLATION: PERCEPTIONS FROM THE STUDENTS ABOUT THE CHANGE OF ACADEMIC INTERACTIONS TO DIGITAL MEDIA
Rafael Winícius da Silva bueno, Thelma Duarte Brandolt Borges, Valderez Marina do Rosario Lima
177-190
PDF (Português (Brasil))
A INSERÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS INSTITUTOS FEDERAIS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES
THE INSERTION AND CONTRIBUTIONS OF THE FEDERAL INSTITUTIONS TO TEACHER TRAINING
Gustavo Lopes Ferreira, Maria Luiza de Araújo Gastal
191-208
PDF (Português (Brasil))
O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: VISÃO DOS EDUCANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
THE FUNCTION OF THE CURRICULAR INTERNSHIP FOR TEACHING TRAINING: PERSPECTIVE OF THE STUDENTS OF THE LICENTIATE IN RURAL EDUCATION DEGREE COURSE
Helena Maria Beling, Janete Webler Cancelier, Carmen Rejane Flores
209-224
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
THE TEACHING TRAINING IN CHEMISTRY AND THE PEDAGOGICAL PRACTICES OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION
Christian Dias Azambuja, Mara Elisângela Jappe Goi, Ângela Maria Hartmann
225-244
PDF (Português (Brasil))
AS INTERVENÇÕES DO PIM COMO OBJETO DE ANÁLISE
PIM'S INTERVENTIONS AS OBJECT OF ANALYSIS
Fernanda Dias Almeida, Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, Edison Luis Devos Barlem
245-256
PDF (Português (Brasil))
SENTIMENTOS E EMOÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
FEELINGS AND EMOTIONS: AN EXPERIENCE IN THE CHILDREN'S EDUCATION CONTEXT
Nathany Morais de Souza, Micarla Silva de Azevedo, Denise Cortez da Silva Accioly
257-269
PDF (Português (Brasil))
AS TENDÊNCIAS CURRICULARES NA DÉCADA 1970 E O CASO DO PROJETO LOGOS II
CURRICULAR TRENDS IN THE 1970S AND THE CASE OF THE LOGOS II PROJECT
Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
270-289
PDF (Português (Brasil))
A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA À LUZ DA CULTURA CIENTÍFICA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO (PNLD, 2015)
BIOLOGICAL EVOLUTION IN THE LIGHT OF SCIENTIFIC CULTURE AND HISTORY OF SCIENCE IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS (PNLD, 2015)
Beatriz Marques Assad, Rebekah Giese de Paula Machado, Evander Ruthieri Saturno da Silva
290-308
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DE IMAGENS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
IMAGE ANALYSIS OF POPULAR SCIENCE TEXTS INSERTED IN BIOLOGY TEXTBOOKS
Pedro Henrique Ribeiro de Souza, Marcelo Borges Rocha
309-327
PDF (Português (Brasil))
A MEDIAÇÃO DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
DIDACTIC MEDIATION IN LEARNING: THE CONSTRUCTION OF THE GEOGRAPHICAL KNOWLEDGE
Izabella Peracini Bento
328-340
PDF (Português (Brasil))
O ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
TEACHING HISTORY AND HERITAGE EDUCATION IN BASIC EDUCATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES
Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcantara Salim
341-359
PDF (Português (Brasil))
COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
UNDERGRADUATE STUDENTS’ COMPREHENSIONS OF OVERCOMING LEARNING DIFFICULTIES IN ELEMENTARY SCHOOL
José Moysés Alves, Hanna Patrícia da Silva Bezerra, Rosineide Almeida Ribeiro
360-378
PDF (Português (Brasil))
LUGAR DO LÉXICO NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA CAPACIDADE LEITORA
THE ROLE OF LEXICON IN THE TEACHING OF READING AND IN THE DEVELOPMENT OF READING SKILLS
Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Sra., SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA, Sra.
379-397
PDF (Português (Brasil))
USO DE VIDEOAULAS COMO RECURSO DIDÁTICO: CRITÉRIOS DE ANÁLISE E SELEÇÃO
USE OF VIDEO-LECTURES AS A DIDATIC RESOURCE: ANALYSIS AND SELECTION CRITERIA
Luciano Dias da Silva, Maurício Capobianco Lopes
398-415
PDF (Português (Brasil))
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Desarrollado por
Open Journal Systems
Idioma
Português (Brasil)
Italiano
English
Español (España)