Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Revista Contexto & Educação
Sobre a Revista
Submissões
Edição Atual
Edições Anteriores
Equipe Editorial
Notícias
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 38 Núm. 120 (2023): Currículo e Docência
Vol. 38 Núm. 120 (2023): Currículo e Docência
Publicado:
2023-01-02
Interculturalidade e Educação
Rádio Escolar e Letramento: Possibilidades para o quinto ano do ensino fundamental
Rodrigo Otávio dos Santos, Idiana Delanhese
e12235
PDF (Português (Brasil))
A condição da educação patrimonial na era do Snapchat
Rodrigo Manoel Dias da Silva
e12166
PDF (Português (Brasil))
Tecnologias e formação inicial docente: O papel do professor formador na construção do pensamento crítico e da cidadania digital
Nathália , Alessandra Rodrigues
e12765
PDF (Português (Brasil))
Os profissionais da reciclagem no contexto da Pandemia – Desigualdade social e educação popular
Franciele Mirian da Rocha, Walter Frantz
e13777
PDF (Português (Brasil))
Afetividade, interação e prática docente
Leandro Batista da Silva, Sandra Francesca Conte de Almeida
e10021
PDF (Português (Brasil))
Análise de diferentes contextos implicados na emergência de modos de pensar sobre reações químicas a partir da aplicação de situações problematizadoras
Antônio Inácio Diniz Júnior, Edenia Maria Ribeiro do Amaral, João Roberto Ratis Tenório
e13233
PDF (Português (Brasil))
Formação continuada no PNAIC: O imaginário das orientadoras de estudos de Barra do Bugres-MT
Valdineia Ferreira dos Santos Piasson, Cláudia Landin Negreiros
e10837
PDF (Português (Brasil))
Manoel Bomfim: O pensamento educacional higienista e a perspectiva (des)colonial
Telmo Adams, Andrew Reis Arrua
e11162
PDF (Português (Brasil))
Adolescentes escolares, sexualidade e a utilização do círculo de cultura de Paulo Freire
Davi Rodrigues de Souza, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, João Henrique Vasconcelos Cavalcante
e11374
PDF (Português (Brasil))
Juventudes, precariedade e ética da coabitação: Implicações educacionais dos modos de alocação diferencial da precariedade
Renata Porcher Scherer, Roberto Rafael Dias da Silva
e11643
PDF (Português (Brasil))
A formação de professores para o atendimento educacional especializado no município de Chapecó
Sandra Sofia Radetski, Juliana Aparecida Mantelli, Patrícia Gräff
e11688
PDF (Português (Brasil))
A (in)visibilidade da violência no cotidiano escolar dos alunos cegos
Solange Lucas Ribeiro, Klayton Santana Porto, Maria José Oliveira Duboc
e10086
PDF (Português (Brasil))
Educação, ambiente e saúde
Las plantas medicinales y la enseñanza de las Ciencias Naturales
Wladimyr Matos Albano, Marcelo Guerra Santos, Wagner Gonçalves Bastos
e13591
PDF (Português (Brasil))
Diálogos entre biologia e educação física para compreensão do corpo humano integrado
Guilherme Orsolon de Souza, Jeimis Nogueira de Castro
e13716
PDF (Português (Brasil))
A neurociência nas teses e dissertações da área de educação
Michelli Staudt, Cleci Teresinha Werner da Rosa
e13239
PDF (Português (Brasil))
Educação escolar em comunidades de vaqueiros no Arquipélago do Marajó
Mailson Lima Nazaré, Ana Natalia Barbosa Silva Fernandes, Roberta Sá Leitão Barboza, Myrian Sá Leitão Barboza
e13258
PDF (Português (Brasil))
Promoção de saúde na escola para educação de jovens e adultos: Uma pesquisa-ação diferenciando notícias de Fake News
Maria Alice Moreira Acosta, Cadidja Coutinho
e12927
PDF (Português (Brasil))
A tristeza na visão dos adolescentes: Um diálogo com o campo da educação emocional
Taísa Caldas Dantas, Elisa Pereira Gonsalves
e13116
PDF (Português (Brasil))
Fundamentos epistemológicos do conceito de paisagem: Uma breve análise da trajetória geográfica
Danyella Vale Barros França, Quésia Duarte, Crystiã Araújo Leão
e9993
PDF (Português (Brasil))
A pandemia da COVID-19 e o impacto na vida das famílias com crianças com Transtorno do Espectro Autista
Aline Lourenço Bittencourt, Rosane Moreira Silva de Meirelles
e13428
PDF (Português (Brasil))
O ensino de ciências na educação infantil: Um olhar docente sobre a formação das crianças
Fernanda do Amaral Ximendes, Edward Frederico Castro Pessano
e11525
PDF (Português (Brasil))
Análise retórica do fenômeno das estações do ano em livros didáticos: um estudo comparativo por meio das representações sociais
Edson Ribeiro de Britto, Carlos Alberto de Oliveira, Michel Corci Batista
e12515
PDF (Português (Brasil))
Atividade física e saúde na educação física escolar: perspectivas de professores formadores
Kessiane Fernandes Nascimento, Aline Lima Torres, Heraldo Simões Ferreira
e11484
PDF (Português (Brasil))
O ensino de geografia da saúde: Uma forma de pensar a dinâmica do território para promover a saúde nas escolas
Miguel Pocharski Garcia, Nestor André Kaercher
e11558
PDF (Português (Brasil))
Educação ambiental crítica: Possibilidades colaborativas no ensino de ciências da formação inicial de pedagogia
Theoffillo da Silva, Francisco José Pegado Abílio, Amanda da Rocha Moura
e11752
PDF (Português (Brasil))
Educação, Currículo e Trabalho
Formação continuada de professores do ensino superior na perspectiva da inclusão educacional
Terezinha Teixeira Joca, Marilene Calderaro Munguba, Chrystiane Maria Veras Porto
e13370
PDF (Português (Brasil))
A Licenciatura em Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú: Narrativas das professoras egressas
Francinalda Machado Stascxak, Juliana Silva Santana, Lia Machado Fiuza Fialho
e11646
PDF (Português (Brasil))
Concepciones políticas de estudiantes de educación superior
Samara Martins da Silva, Luiz Roberto Augusto Noro
e9693
PDF (Português (Brasil))
O bom professor de biologia e sua prática na voz das professoras em formação
Daiana Kaster, Adriana Duarte Leon
e12592
PDF (Português (Brasil))
Do pensar linear e representacionista para concepções dialógicas
Roque Strieder, Mauricio João Farinon
e12226
PDF (Português (Brasil))
Currículo das emergências: Leituras curriculares no contexto da escola pós-pandemia
Katiúscia Raika Brandt Bihringer, Sandra Aparecida dos Santos, Éverton Leandro Chiodini
e13748
PDF (Português (Brasil))
La voz docente en la construcción del currículo escolar
Helena Maria dos Santos Felício, Amanda Souza Moraes
e12183
PDF (Português (Brasil))
Práticas Educativas: metodologias e saberes
Análise de livros didáticos do sexto ano – PNLD (Brasil, 2020) quanto à temática da paleontologia
Carolina Farias da Costa Farias da Costa; Neusa Maria John Scheid
e13746
PDF (Português (Brasil))
Ableism and accessibility in higher education: A case study regarding a wheelchair user in a psychology course
Fábio Alexandre Borges, Jurema Lindote Botelho Peixoto
e13401
PDF (English)
Estratégia metacognitiva no ensino de ciências: Fornecendo o feedback com apoio das tecnologias digitais
Marly Stephany Magalhães Machado, Maria das Graças Cleophas
e13447
PDF (Português (Brasil))
REFLEXIONES SOBRE LOS PROCESOS DE FORMACIÓN DE HÁBITOS DE CONSUMO EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
Camilla Noemea Pimenta Freitas, Fabio Alexandre Araujo Santos, Diogo Pereira Bezerra
e13425
PDF (Português (Brasil))
A docência universitária no contexto da formação inicial: Desafios acadêmico-pedagógicos em evidência
Vera Lúcia Reis da , Cristiane Cruz de Oliveira Menezes, Josiliana Abreu Alves
e12111
PDF (Português (Brasil))
Concepções e práticas curriculares dos docentes, gestores e alunos de engenharia em uma Universidade Brasileira
Bianca Caldeira
e13134
PDF (Português (Brasil))
PRÁCTICAS DE ALFABETIZACIÓN EN UNA ESCUELA DE CAMPO: UN ANÁLISIS EN LA DISCIPLINA DEL LENGUA PORTUGUESA
Elizabete Aparecida de Carvalho, Maria Isabel Antunes-Rocha
e12599
PDF (Português (Brasil))
Pedagogia da alternância e as implicações do processo de estadualização nas práticas educativas de uma escola família agrícola no Piauí
Keylla Rejane Almeida Melo, Juliana Lima de Sousa Carvalho
e10240
PDF (Português (Brasil))
A legislação da gestão democrática na rede estadual de educação no Rio Grande do Norte: Qual o papel da equipe gestora?
Givanildo da Silva, Creusa Ribeiro da Silva Lelis
e12987
PDF (Português (Brasil))
(Re)criar o estágio em anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: As experiências (auto)formativas do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim/RS
Flávia Burdzinski de Souza, Adriana Salete Loss
e12626
PDF (Português (Brasil))
Entre diálogos e imagens: Espaços e funções da escola pelo olhar de um grupo de estudantes concluintes do ensino fundamental
Elisângela Mara Zanelatto, Suzana Feldens Schwertner, Drª, Daniela Maria Weber, Ms
e8018
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores de matemática: Compartilhamento de experiências e o conhecimento matemático
Elhane de Fatima Fritsch Cararo, Tiago Emanuel Klüber
e9351
PDF (Português (Brasil))
Análise de propostas didáticas que envolvem a interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino de ciências
Cíntia Moralles Camillo, Karine Gehrke Graffunder, Rafael de Souza Timmermann
e12574
PDF (Português (Brasil))
Categorias e índices de análise da prática de ensino concebida como a mobilização de saberes docentes em momentos de experiência
Diego Marques da Silva
e13121
PDF (Português (Brasil))
O uso do discurso no desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia
Darlan da Conceição Neves, Roberto
e12128
PDF (Português (Brasil))
Ensino híbrido com metodologias ativas: Um mapeamento sistemático sobre o impacto na educação básica e superior
Laura Teresa Müller, Thais Scotti do Canto-Dorow
e12767
PDF (Português (Brasil))
Objetos virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico na educação ambiental: Um mapeamento dos repositórios institucionais
Felícia Maria Fernandes de Oliveira, Ayla Márcia Cordeiro Bizerra
e13292
PDF (Português (Brasil))
Alfabetização e letramento na educação infantil: A perspectiva da criança
Gisele Brandelero Camargo, Ana Claudia
e13234
PDF (Português (Brasil))
As concepções e os desafios dos licenciandos em ciências biológicas participantes do PIBID sobre a etapa de problematização no ensino de ciências por investigação
Cleyton Machado de Oliveira, André Luis de Oliveira
e12180
PDF (Português (Brasil))
O desenvolvimento de letramento visual na prática docente de arte na educação básica
Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel, Andrea Santos Alves
e10905
PDF (Português (Brasil))
Física moderna e contemporânea: análise de conteúdo dos livros didáticos de física do ensino médio aprovados pelo PNLD de 2018
Patrícia do Nascimento Pereira, Silvete Coradi Guerini
e10374
PDF (Português (Brasil))
O desafio político da educação física escolar na formação inicial: As ações didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição particular
Ivan Carlos Bagnara
e11029
PDF (Português (Brasil))
Contando história: Uma experiência de ensino colaborativo na educação básica
Ronise Venturini Medeiros, Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Ângela Balbina Neves Picada
e11368
PDF (Português (Brasil))
PLANEACIÓN PEDAGÓGICA: LA REALIDAD / ACTUALIDAD COMO PUNTO DE PARTIDA
Marcos Gehrke, Ana Cristina Hammel, Marlene Lúcia Siebert Sapelli
e11480
PDF (Português (Brasil))
Desenvolvimento na primeira infância: Convergindo neurociências e educação
Livia Crespi, Deisi Noro, Márcia Finimundi Nóbile
e10970
PDF (Português (Brasil))
Ensino de programação e as estratégias pedagógicas utilizadas no Brasil
Roni Costa Ferreira, Me., Marco Antonio Barbosa Braga, Dr.
e11377
PDF (Português (Brasil))
A cidade como espaço de aprendizagem: Da cultura ao turismo - o patrimônio de Bom Princípio
Bruna Elisa Schuster, Eliane Schlemmer
e13440
PDF (Português (Brasil))
À guisa da democratização da gestão escolar: Análise sobre o processo de reelaboração do projeto político pedagógico em uma unidade de educação infantil
Camila Perez da Silva, Rosebelly Nunes Marques
e12843
PDF (Português (Brasil))
Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo
Daniela Finco, Érica Aparecida Garrutti
e12666
PDF (Português (Brasil))
Análise da produção acadêmica brasileira a respeito do tema “livro didático de biologia e a evolução biológica”
Etiane Ortiz, Márcia da Costa, Marinez Meneghello Passos
e11684
PDF (Português (Brasil))
Instituição de diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no contexto escolar: com a palavra, uma professora coordenadora de área
Fernanda Sauzem Wesendonk, Jair Lopes Junior
e10860
PDF (Português (Brasil))
Práticas inovadoras no ensino fundamental: Um debate a partir de uma pesquisa de estado do conhecimento
Zoraia Aguiar Bittencourt, Patrícia Scatolin
e11372
PDF (Português (Brasil))
A inclusão no ensino superior: O que revelam as narrativas de estudantes com deficiência física
Neide Maria Fernandes Rodrigues Sousa, Danivea Cardoso Lima
e10751
PDF (Português (Brasil))
Experiências, estratégias e práticas de professoras alfabetizadoras
Elizete Oliveira de Andrade, Marília Godinho Martins Amorim
e10347
PDF (Português (Brasil))
Os estímulos de aprendizagem na prática da educação contextualizada para a convivência com o semiárido
Tarcila Oliveira Santana, Edmerson dos Santos Reis
e9400
PDF (Português (Brasil))
Tecnologias digitais e interdisciplinaridade no ensino de fisiologia humana
Luciana de Lima, Maria Ariane Cardoso da Rocha, Robson Carlos Loureiro, Dr.
e10743
PDF (Português (Brasil))
O uso de jogos na construção do conhecimento em engenharia de requisitos
Lis Ângela De Bortoli, Ana Sara Castaman, Emerson Rogério de Oliveira Júnior
e10926
PDF (Português (Brasil))
A organização curricular por situação de estudo
Andréia Rosa de Avila de Vasconcelos, Jaqueline Ritter
e11353
PDF (Português (Brasil))
Aprendizaje significativo de técnicos de enfermería a través de una herramienta virtual
Rosane Teresinha, Jane Conceição Perin Lucca, Antonio Vanderlei
e11697
PDF (Português (Brasil))
Planejamento, metodologias de ensino e experimentação em ciências no contexto de aulas online na licenciatura em ciências biológicas
Larissa Lunardi, Rúbia Emmel
e11756
PDF (Português (Brasil))
Os saberes docentes mobilizados em atividades de modelagem nas ciências e matemática
Rosi Kelly Regina Marmitt, Danusa de Lara Bonotto
e12481
PDF (Português (Brasil))
Formação de instrutores/as de trânsito e de condutores/as de veículos: uma proposta para EJA e Proeja
Eliane Juraski Camillo, Valdecir Kuhn
e11036
PDF (Português (Brasil))
Percepção matemática na educação infantil: Contribuições para a prática educativa
Joelma Fátima Castro, Edilson de Araújo dos Santos, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais
e12461
PDF (Português (Brasil))
Inovação metodológica da prática pedagógica: um olhar para as disciplinas curriculares de um curso de licenciatura em ciências biológicas (UTFPR)
Eduarda Maria Schneider, Jeniffer Sabrina Machado, Silvana Aguero Nunes
e12693
PDF (Português (Brasil))
Gênero e Sexualidade
O silêncio das desigualdades: Gênero e Formação Humana Integral no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire/RN
Ana Cristina Santos , Avelino Aldo de Lima Neto, Larissa Maia de Souza
e13179
PDF (Português (Brasil))
Mulheres na ciência: Uma análise sistematizada dos artigos científicos publicados no Brasil pós-década de 1990
Janayna Motta, Ana Louise de Carvalho Fiúza
e12213
PDF (Português (Brasil))
É possível prevenir a violência? Percepções de mulheres e homens usuários da estratégia saúde da família
Victoria Leslyê Rocha Gutmann, Camila Daiane Silva, Cristiane Lopes Amarijo
e13422
PDF (Português (Brasil))
Relações de gênero e sexualidade: Uma análise do discurso dos livros didáticos
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Cristina Terezinha Borges de Barros
e9149
PDF (Português (Brasil))
Geral
Evasão discente em cursos de engenharia de computação e o trabalho em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação
Antonio Claudio Jorge da Silveira, Adriana Maria Tonini
e10770
PDF (Português (Brasil))
Uma década de desinvestimento em educação pública superior: Um estudo sobre o financiamento da UFPel entre 2010 e 2020
Geovanna Caroline Zanini Dutra, Giovanni Frizzo
e13274
PDF (Português (Brasil))
Expansão e interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no século XXI
Marcos Antonio de Oliveira, Francisco das Chagas Silva Souza, Veroneide Maria de Oliveira
e13545
PDF (Português (Brasil))
Nova síntese para a evolução biológica: O discurso dos acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
Aline Alves da Silva, Lourdes Aparecida Della Justina, Maria Júlia Corazza
e12103
PDF (Português (Brasil))
O direito à educação sob a ótica das políticas públicas: a arte de ensinar refletida na educação integral do PROEITI – SEEDF/Brasil
Simone da Conceição Rodrigues da Silva, scrs, Drª Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, OMAAND
e9744
PDF (Português (Brasil))
Os mapas históricos nos cadernos do aluno do estado de São Paulo
Barbara Gomes Flaire Jordão, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena
e8182
PDF (Português (Brasil))
Os desafios de uma política de educação de jovens e adultos
Eduardo Antonio de Pontes
e12172
PDF (Português (Brasil))
Racismo e escolarização: Formas e consequências na trajetória escolar de alunos negros
Patrícia Modesto Matos, Dalila Xavier de França
e10888
PDF (Português (Brasil))
O pensamento de Robert Merton sobre o desenvolvimento do conhecimento e da ciência: A sociologia da ciência
Neusa Teresinha Massoni, Marco Antonio Moreira
e11702
PDF (Português (Brasil))
Planejamento e gestão educacional em teses e dissertações: uma década de produções em programas de pós-graduação em educação no Brasil
Maria de Jesus Rodrigues Duarte, Rosana Evangelista da Cruz, Marli Clementino Gonçalves
e15335
PDF (Português (Brasil))
Escolas cívico-militares: Expressão da negligência estatal e vetor de privatização da educação pública
Anderson dos Anjos Pena de Carvalho, Clarice Zientarski, Professora, Sabrina Zientarski de Bragança
e12117
PDF (Português (Brasil))
DERECHO DEL CONSUMIDOR Y CONSUMISMO: UNA REVISION SISTEMÁTICA DE LITERATURA EN EL AREA DE ENSEÑANZA
Flávia Cipriani, Michelle Camara Pizzato
e12231
PDF (Português (Brasil))
Professores: Somos resistência, nossa voz precisa ser grito
Nara Rosane Machado de Oliveira, Francéli Brizolla, Claudete Silva Lima Martins
e11630
PDF (Português (Brasil))
Potencialidades da hermenêutica filosófica de Gadamer para a formação pedagógica docente
Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Ricardo Rezer
e12593
PDF (Português (Brasil))
Traduções
Pela liberdade e pelo trabalho
Leonardo Leonidas de Brito
e15343
PDF (Português (Brasil))
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Desarrollado por
Open Journal Systems
Idioma
Português (Brasil)
Italiano
English
Español (España)